05/06 – Jogos do Brasil: ACEA sugere horário para funcionamento do comércio

Jogos do Brasil: ACEA sugere horário para funcionamento do comércio

O maior evento mundial do futebol, será realizado neste ano, na Rússia. Pensando em um alinhamento entre as empresas amparenses a Associação Comercial de Amparo (ACEA), definiu sua sugestão para o funcionamento do comércio nos jogos do Brasil.

A abertura da Copa do Mundo ocorrerá no dia 14 de junho (quinta), e o encerramento, no dia 15 de julho (domingo).
A definição do horário do comércio é somente para os jogos da seleção brasileira, que já possui, com data agendada, três jogos na primeira fase da competição, sendo uma delas em um domingo, dia em que a maioria das lojas ficam fechadas.

Se a seleção chegar à final do campeonato, irá participar de um total de oito partidas. O evento é sempre transmitido pelas redes de televisão de todo o mundo e pode influenciar as atividades nas empresas, ainda mais no Brasil, país em que o esporte é paixão nacional. Por este fato, muitas pessoas gostam de parar o expediente para poder acompanhar os jogos.

A questão levanta a dúvida da obrigatoriedade da dispensa nesses casos, embora os dias de jogos não sejam considerados feriados. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) ressalta que a empresa deve considerar a importância cultural que o evento esportivo tem para os brasileiros. Por isso, a Entidade aconselha que o empregador reflita sobre a questão e os impactos que sua decisão pode causar no ambiente de trabalho.

Fica ao critério da empresa dispensar os funcionários ou exibir os jogos em suas dependências.

Pensando nestas questões, a sugestão da Associação Comercial de Amparo (ACEA) para o funcionamento do comércio na fase de grupos, é a seguinte:

22/06 (sexta) – Brasil x Costa Rica – 09h: comércio abre 30 minutos após o término do jogo

27/06 (quarta) – Brasil x Sérvia – 15h: comércio fecha às 14h30 e não abre após o jogo

 

Na hipótese de chegar ao fim da competição, é possível que jogue mais cinco dias, que podem ser nas oitavas de final, no dia 2 de julho (segunda), às 11h, ou 3 (terça), às 11h; nas quartas de final, no dia 6 de julho (sexta), às 15h, ou 7 (sábado), às 11h; na semifinal, no dia 10 de julho (terça), às 15h, ou dia 11 (quarta), às 15h. Há ainda o jogo que define o terceiro lugar da competição, no dia 14 de julho (sábado), às 11h, e a final, no dia 15 de julho (domingo), às 12h.

 

A ACEA informa que, no decorrer da competição divulgará os novos horários e está à disposição para quaisquer esclarecimentos através de sua central de atendimento.



Outras notícias