12/09 – Com Cadastro Positivo, 88% da população consumidora terá acesso ao mercado de crédito

Com a implantação do Cadastro Positivo, 88% dos consumidores brasileiros terão acesso ao mercado de crédito. Com o cadastro negativo, o número cai para 66%. Esta e outras informações sobre os benefícios do Cadastro Positivo foram repassadas pelo vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, durante o Encontro Regional realizado em Guaratinguetá.

 

“Isso vai ampliar consideravelmente o acesso ao crédito, ou seja, mais gente comprando, e também vai diminuir a inadimplência no País, o que ajudará na redução das taxas de juros”, afirmou Bertaiolli, que também é deputado federal.

 

O Cadastro Positivo passa a fornecer ao consumidor uma nota de crédito (score), definida de acordo com o pagamento de contas – operações de crédito (por exemplo: empréstimos bancários, financiamentos e gastos de cartão de crédito) e serviços continuados (como luz, água e telefone).

 

“O bom pagador, aquele que arca com os compromissos em dia, terá uma nota de crédito mais alta, o que será considerado pelas instituições financeiras no momento da concessão do crédito”, explicou Bertaiolli. “As taxas de juros vão cair, porque haverá competição e o consumidor poderá negociar o índice a ser aplicado”, afirmou.

 

Somente poderão ser compartilhadas, para formação do score, informações sobre crédito. Nenhum tipo de dado pessoal (transações pagas à vista, saldo em conta corrente, limites, investimentos, endereço, renda ou aposentadorias) será utilizada.

 

O histórico de crédito para a formação do score será atualizado a cada 10 dias. O acesso ao score é gratuito. O consumidor será notificado quando for incluído no cadastro. A exclusão no banco de dados é gratuita e pode ser feito na hora em que desejar.  Cerca de 100 milhões de pessoas devem ser incluídos automaticamente.

 

O Cadastro Positivo terá memória de 15 anos, ou seja, cada crédito tomado será usado no escore por este período.

Bancos e varejistas visualizarão apenas o score que vai de 0 a 1.000 e não terão, portanto, acesso a todas as contas em aberto ou já pagas. Estes detalhes somente estarão disponíveis após a autorização expressa do consumidor.

 

A lei prevê que os benefícios do Cadastro Positivo sejam medidos após dois anos.

 

 

 

Fonte: Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP)



Outras notícias