15/03 – Você sabia? O Dia do Consumidor é comemorado em todo o mundo

No dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data marca a primeira manifestação de uma personalidade política na defesa dos consumidores, feita em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy no Congresso americano. A mensagem de Kennedy chamou a atenção de todo o mundo e movimentos em prol do consumidor começaram a surgir por todos os continentes.

Em seu discurso, Kennedy declarou que são direitos básicos do consumidor a segurança, a informação e a escolha, além de ser ouvido. Ele justificou sua mensagem dizendo que os consumidores precisavam ser protegidos porque são maioria e “maioria não se organiza”.

No Brasil, as palavras de Kennedy foram reforçadas com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor, coincidentemente no mês de março. São 28 anos (comemora-se no dia 11/3) da vigência da lei que garantiu a consumidores e fornecedores direitos e deveres.

Os direitos e os deveres dos dois lados do balcão foram amplificados pela Internet, mídia cada vez mais usada por fornecedores, consumidores, entidades de defesa civil e a imprensa para educar e informar o papel de cada um nas relações de consumo.

A Internet também facilitou o acesso a informações do próprio consumidor, que não precisa mais se deslocar para conferi-las em cadastros, fichas e dados pessoais e de consumo arquivadas no banco de dados do SCPC da Boa Vista. Ele pode fazer isso diariamente, gratuitamente e de forma online. Basta acessar a página Consumidor Positivo, da Boa Vista, e checar seu CPF. Ele terá informações se há ou não débitos em seu nome. Caso as anotações forem resultado de alguma fraude poderá antecipar a solução e evitar problemas em seu nome.

Na mesma consulta saberá a sua pontuação do Score, podendo fazer uma análise rápida de como ele está sendo visto pelo mercado de crédito e financiamentos. Consegue ainda registrar o sumiço ou perda de cheques e documentos, no SOS Cheque e Documentos, e poderá ficar tranquilo quanto ao uso deles em fraudes. E mais, também no Consumidor Positivo poderá conferir dicas de Educação Financeira e o Orçamento Doméstico.

 

Fonte: Boa Vista SCPC



Outras notícias