21/09 – 5 dicas para usar bem o cartão de crédito

5 dicas para usar bem o cartão de crédito

O cartão de crédito é, entre os meios de pagamentos, o mais utilizado pelo consumidor quando se pretende financiar uma compra, conforme mencionado por 39% dos entrevistados na Sondagem Perfil do Inadimplente realizada pela Boa Vista no segundo semestre de 2018.

 

Um dos cuidados que o consumidor precisa de ter ao utilizar o crédito rotativo, aquele valor não pago da fatura mensalmente e que tem os maiores juros do mercado, é com o saldo que sobrará para o mês seguinte, que será somado às novas despesas. E, se o mínimo da fatura não for pago no vencimento, haverá a cobrança de juros e multa.

Organizar-se financeiramente é possível, mas é necessário ter muita disciplina e anotar gasto por gasto numa planilha mensal. 

 

Utilize de forma consciente o cartão de crédito

 

1- Procure sempre que possível pagar o valor total da fatura

 

Essa é a primeira dica para evitar sobrecarregar seu orçamento. Os juros do rotativo do cartão estão entre os mais altos das diferentes linhas de financiamento disponíveis aos consumidores.

 

2- Organize-se para pagar em dia a sua fatura

 

Deixar para pagar o valor total da fatura ou o limite mínimo após o vencimento não é uma boa solução, já que começam a incidir juros e multa. O atraso por mais de 30 dias irá aumentar ainda mais a sua dívida.

 

 

1- Está usando o crédito rotativo?

 

Há formas de se reorganizar financeiramente, entre elas, optar por linhas de crédito com juros menores, como empréstimo pessoal e até o parcelamento do saldo que é ofertado pela própria instituição financeira que detém o cartão. Opte rapidamente por uma destas alternativas, evitando assim que a dívida cresça muito.

 

2- Evite gastos desnecessários 

 

Enquanto estiver comprometido com o pagamento de dívidas, vencidas ou não, evite realizar compras por impulso ou gastos supérfluos. Utilize o cartão de crédito de forma consciente.  

 

3- Saiba usufruir dos benefícios do cartão de crédito

 

O cartão de crédito é uma boa forma de pagamento para quem tem um excelente controle financeiro. Pagando com ele é possível aplicar o dinheiro que seria usado nas compras à vista tendo um lucro extra. Ele também possibilita o acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos, serviços e passagens aéreas.

 

4- Tenha conhecimento dos seus gastos com o cartão de crédito

 

Acompanhar mensalmente os seus gastos com o cartão, quais produtos ou serviços foram adquiridos por meio dele, saber por quanto tempo terá esse compromisso, evitará surpresas no momento de pagar a fatura.

 

5- Dívidas do cartão prescrevem?

Não prescrevem nem caducam. Se os valores não forem pagos o nome do devedor poderá ser informado para as empresas de proteção ao crédito, onde poderá permanecer por 5 anos, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Depois desse tempo o nome fica limpo, contudo, a dívida continua existindo e poderá ser cobrada pelo credor ou ser vendida a uma empresa especializada em cobrança.

 

 

Texto Comunicação Rede Verde-Amarela

Boa Vista SCPC

 



Outras notícias