24/10 – Duplicata eletrônica dará alento ao capital de giro

O Senado aprovou há alguns dias a regulamentação da duplicata eletrônica, que deverá fortalecer esse instrumento de venda de bens e serviços principalmente para as empresas de menor porte.

Tão logo o projeto seja sancionado pelo presidente da República, como se espera, caberá ao Banco Central (BC) autorizar a implantação de centrais registradoras de duplicatas eletrônicas, títulos que deverão ser largamente utilizados nas operações de capital de giro das companhias.

Ao conferir mais segurança aos papéis, é previsível a queda do custo dos empréstimos com essa forma de garantia, prevê o diretor de Regulação do BC, Otavio Damaso.

A duplicata eletrônica faz parte da Agenda + do BC, que inclui dezenas de medidas para desburocratizar, aumentar a eficiência e reduzir a insegurança jurídica e o custo muito elevado do crédito no País.

O novo sistema parte de uma constatação: duplicatas registradas num centro confiável de processamento darão ao credores a certeza de que foram de fato realizadas as operações comerciais que permitiram a emissão dos títulos.

Elimina-se o risco, que existe hoje, de que um mesmo título seja usado como garantia em mais de uma operação de crédito. Mas as duplicatas em papel continuarão a ser usadas.

As maiores beneficiadas, segundo Damaso, serão as micro e pequenas empresas, que têm dificuldades em demonstrar aos bancos que têm solidez financeira.

LEIA MAIS: 5 erros que fazem o capital de giro de sua empresa evaporar

“A duplicata não estava cumprindo um de seus papéis, que é dar suporte às operações de crédito”, enfatizou o diretor do BC. O estoque de duplicatas e recebíveis no sistema bancário é de R$ 62 bilhões, montante que tende a subir nos meses de dezembro, quando é mais elevada a demanda de capital de giro das empresas. Em agosto, o custo era de 18,7% ao ano, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito do BC, inferior à média das taxas pagas pelas empresas nas operações livres (20,4% ao ano).

A regulamentação da duplicata eletrônica foi bem recebida pelo mercado. Empresas registradoras já se preparam para incluir os papéis em suas plataformas.

Associação Comercial de São Paulo (ACSP) acredita que um ano após a implantação do sistema será possível elevar em 50% o valor das duplicatas descontadas nos bancos. Mais crédito a juros menores são necessidades básicas das empresas brasileiras.

 

Via: Estadão Conteúdo



Outras notícias