29/08 – ACEA promoveu jantar do 30º Pai-Símbolo Amparense

A Associação Comercial e Empresarial de Amparo (ACEA), homenageou na última terça-feira, 28/08, o 30º Pai-Símbolo Amparense sendo o agraciado deste ano o Sr. Antônio Ataídes de Paula. Em uma noite de muitas emoções, com direito ao carinho especial do fotógrafo Gustavo Suzuki, foi um momento para ficar guardado na memória e nos corações de todos que estiveram presentes.

Curiosamente, os dois últimos Pai-Símbolo da cidade de Amparo se chamam Antônio, um Ataídes de Paula e o outro, Varandas.

Antônio Ataídes de Paula (Pai 2018), Larissa Demate (Presidente ACEA) e Antônio Varandas (Pai 2017) – Créditos da Foto: Gustavo Suzuki Fotografia

Em carta inscrita por suas netas Thaís de Paulo e Aline Barbosa, contendo história emocionante o eleito deste é pai de 10 filhos, tem 7 noras, 3 genros, 23 netos e 5 bisnetos.

Antônio é um mineiro que há 23 anos abraçou Amparo como o seu lar, fazendo daqui a sua morada.  Sua infância muito simples, vivida entre as plantações de milho, feijão e arroz marcou em seu coração o amor pela natureza. Dentre suas brincadeiras com os irmãos, fazer arapuca para prender as pombas (arteiro) e jogar futebol, eram as favoritas.  Ele lembra que na época não tinha visto bicicleta, energia elétrica não havia chegado em sua casa e a luz vinha de lamparinas.  Naquela época não existia tantas tecnologias, e em uma família muito pobre, devido à falta de instrução e aspirações, ir à escola era um desejo distante. Além disso, para se chegar à escola tinha que andar muito, em torno de 6 km, em estrada de terra. Por isso, frequentou a escola até o segundo ano do primeiro grau. Uma de suas lembranças e que altera seu estado de espírito, deixando-o revoltado, era de que o avô não colocou as tias e a mãe na escola para não escrever cartas para os admiradores (isso eram outros tempos).

Suas aspirações eram ser lavrador e ter um cavalo, que na época, era sinal de status e riqueza.

Conheceu sua amada Jandira em 1953 e à primeira vista, quem se interessou foi ela. O casamento se deu no dia 27 de fevereiro de 1954 em Raul Soares/MG. Após o casamento, todos moravam juntos: sua mãe, Jandira e seus irmãos. Até que em 1957, sua mãe faleceu e seus irmãos se estabelecem em outra casa.

O primeiro filho, Edson veio depois de 3 anos e 6 meses de casamento e, o que o deixou muito feliz. Vindo os outros filhos, Elândia, Antônio, Teresinha, Daniel e Darci (gêmeos), Donalde, Elzi, Ronaldo e Maxsuel.

Mudou-se com a família para Amparo/SP em 1994 para o bairro do Jardim Brasil, pelo qual tem muito carinho, e juntamente à sua esposa, viveram dias melhores. Infelizmente, perdeu a esposa para um câncer de mama. Fez questão que a mulher fosse sepultada em Amparo. Até hoje, sente saudades de sua querida, assim como toda a família.

Atualmente, está aposentado, mas não pára um minuto. É compositor, poeta, cantor, artista e pintor. Seu hobbie é fazer pinturas em madeira e relógios para todos da família, além de poesias e hinos, ainda por cima, toca violão. Por causa disso, é muito lúcido e esperto.

Aos 93 anos e prestes a completar 94 anos, a cada aniversário sempre pede a Deus para deixá-lo na Terra por mais 5 anos, e é assim, de 5 em 5, que chegou até esta idade, com uma saúde de ferro, “passando a perna” em muitos netos.

Em jantar realizado no Lions Clube de Amparo no dia 28/08, o Sr. Antônio Ataídes de Paula recebeu diretamente das mãos do Pai-Símbolo 2017, Sr. Antônio Varandas, o troféu de Pai-Símbolo Amparense.

Durante o evento, foi homenageado, além do Sr. Antônio Ataídes de Paula, o Sr. Murilo Lopes da Silva, Pai-Símbolo do Lions Clube.

O Pai-Símbolo Amparense recebeu diversos presentes de colaboradoras e da Presidente da ACEA, Larissa Demate, bem como da Diretoria Social do Lions Clube de Amparo.

Em nota, a Associação Comercial agradece a todos que inscreveram seus pais na 30ª edição do Concurso Pai-Símbolo.

A Coordenadora Comercial da entidade, Karine Gallo, reitera a importância do evento para a cidade: “como sempre costumo dizer, as homenagens mais importantes devemos fazer em vida para as pessoas. Eventos como o Pai e Mãe-Símbolo são momentos que podemos mostrar para todos a importância da superação e da resiliência como um símbolo de vida para as pessoas. Não devemos nunca desistir de nossas vidas, devendo sempre buscar uma vida melhor, íntegra e que seja um exemplo para outros.”

Ainda segundo ela, “foi isso que vimos nesta noite, uma família unida pelo amor e pela fé, fruto do amor de duas pessoas que perseveraram, apesar das adversidades da vida. No mais puro poder da palavra, foi um EXEMPLO, para todos que acreditam que só o amor é capaz de construir uma base sólida. Foi um título totalmente merecido e tivemos esta certeza, na noite de hoje, que ficará marcada para sempre em nossa memória”, completou.

Este evento contou com o apoio de: Gustavo Suzuki Fotografia, Magazine Andorinhas, Solo Cotone, Lojas Montini, Ecco Uomo, Ramos Grill, Evolução, Frigorifico Marchiori, Opticas Ipanema, Supermercado Terin (São Dimas), SICOMVIT, Laboraves, Lojas ED+, Universo Consult, Supermercado Santana, Autoescola Caleffi, Good Frango, Pedrita, Jornal A Tribuna, Jornal de Amparo, Diário do Interior e Lions Clube de Amparo.

« 1 de 5 »


Outras notícias