25/11 – ACEA realizou 3º concurso cultural fotográfico “Amparo Sob meu olhar”

Primeiro colocado levou para casa vale-compra de R$800,00

Pensando em valorizar e promover a cidade de Amparo, além de, estreitar laços com a população, a ACEA realizou a terceira edição de seu concurso de fotografias. Denominado Concurso Cultural Fotográfico “Amparo Sob Meu Olhar”, o tema de 2019 foi “Memórias da Minha Vida”.

“A ideia de fazer o concurso surgiu quando estávamos escolhendo o tema para o nosso calendário de 2018. Nosso calendário tem um formato bem diferenciado, com acabamento bastante refinado, o que faz com que muitas pessoas, que não tem vínculo algum com a ACEA, queiram ter um em suas casas. Então, todos os anos, religiosamente, estas pessoas vêm buscar o seu exemplar. Em 2017 homenageamos pessoas notórias de nossa cidade e a ideia foi muito bem recebida. Em 2018, através da ideia do concurso, resolvemos envolver a população nesta criação e o tema foi “Amparo Sob Meu Olhar”, que dá nome ao Concurso. No primeiro ano, as fotos foram de tema livre e as inscrições foram um sucesso, o que superou nossas expectativas! No segundo ano, 2018, o Tema foi “Arquitetura que eu Amo”. Com o advento das máquinas digitais e, depois, dos smartphones, a  fotografia se tornou um objeto de desejo das pessoas e, por isso, tornou-se um ótimo tema para que trabalhássemos”, disse a Coordenadora Comercial e de Marketing da entidade, Karine Gallo.

Foram 13 fotos escolhidas para o Calendário 2020, eleitas por comissão julgadora composta por 8 jurados. Feita esta escolha, através da pontuação, o 1º lugar ficou para Lucas Biotto Machado, com a foto intitulada “Refúgio”, que retratou o Jardim Público de Amparo. Como premiação, Lucas foi contemplada com um vale-compra de R$800,00 que poderá ser utilizado em empresas associadas à ACEA e que sejam participantes ativas das campanhas promocionais ao longo do ano.

No ato da inscrição, o participante, além de enviar a foto e colocar o título, precisava enviar um texto contando o porquê a referida foto era uma memória da sua vida. O primeiro colocado, Lucas, enviou: “No Jardim Público passei boa parte da minha infância. Me lembro, como se fosse hoje, dos finais de semana brincando com amigos e passeando com meus pais. Agora, adulto, paro e sento nos bancos da praça e relembro a velha infância. O jardim tornou-se meu refúgio da turbulência do dia a dia, despertando em mim a sensação de paz e tranquilidade: sua beleza é grandiosa”.

Além de Lucas Biotto Machado, mais 12 fotos foram escolhidas. Ao todo serão 13 fotos que ilustrarão o calendário ACEA 2020.

Confira os colocados:

 

1º – Lucas Biotto Machado – Refúgio

2º – Alexandre Tosi Veiga – Amparo Uma Poesia Visual

3º – José Eduardo Guarizzo – Ultima Estação

4º – Renata Ap. Pegoraro Soldateli – Árvore da Minha Felicidade

5º – Carmelo Riolo – Fuga nas Montanhas

6º – Fábio S. Toledo Lima – Janelas de Hoje que Levam-me ao Ontem

7º – Silmara de Oliveira dos Santos – Doces Memórias

8º – Márcio Alexandre de Oliveira – Entrada da Catedral

9º – Alexandre Rodrigo Fernandes – Natureza Obra Divina

10º – Maria José Jeremias Guarizzo – Doces Lembranças

11º – Raquel Aleixo – Colégio Encantado

12º – Anderson Ricardo de Almeida – Benesse de Aparecida

13º – Bárbara Rodrigues – Dia de Paz

 

1º Lugar – Lucas Biotto Machado
Nome da Foto: Refúgio

“No Jardim Público passei boa parte da minha infância. Me lembro, como se fosse hoje, dos finais de semana brincando com amigos e passeando com meus pais. Agora, adulto, paro e sento nos bancos da praça e relembro a velha infância. O jardim tornou-se meu refúgio da turbulência do dia a dia, despertando em mim a sensação de paz e tranquilidade: sua beleza é grandiosa.”

 
 
2º Lugar – Alexandre Tosi Veiga
Nome da Foto: Amparo Uma Poesia Visual

“Poesia visual escrita com o calor do Sol, tradição e juventude. Caminhos que levam aos encontros mesmo depois de anos.”

 
 
3º Lugar – José Eduardo Guarizzo
Nome da Foto: Última Estação

“Minha mãe nos levava para visitar uns parentes que moravam no sítio e gostava muito de passar pela Estação do Pantaleão.”

 
4º Lugar – Renata Ap. Pegoraro Soldateli
Nome da Foto: Árvore da Minha Felicidade

“Moro em Amparo há 21 anos, vim de São Carlos e aqui a minha vida se completou. Essa rua faz parte de mim e da família que construí. Todos os momentos que passamos, sejam bons ou ruins, essa rua acalma e traz energias boas. Amo a natureza e os animais, isso alegra e nos dá felicidade.”

 
5º Lugar – Carmelo Riolo
Nome da Foto: Fuga nas Montanhas

“Esse era o destino das “fugas” de bicicleta com amigos. O caminho que interliga Amparo ao distrito de Três Pontes.”

 
6º Lugar – Fábio S. Toledo Lima
Nome da Foto: Janelas de Hoje que Levam-me ao Ontem

“A foto do casarão, situado próximo ao Jardim Público, com suas grandes janelas fazem-me lembrar de minha infância, quando vinha passear em Amparo e sempre pedia para ir ao Jardim Público. Quase sempre passava na frente da situada casa e ficava imaginando como deveria ser a vida dos primeiros moradores e a sua construção: uma verdadeira viagem no tempo!”

 
7º Lugar – Silmara de Oliveira dos Santos
Nome da Foto: Doces Memórias

“Essa paisagem representa umas das minhas memórias mais doces, uma infância feliz, quando íamos ao sitio, no Bairro dos Rosas.
Ia correndo para o pé de framboesa que, justamente em novembro, estava carregadinho de frutinhas. Entre um espinho e outro, me deliciava (…). Um tempo feliz sem maldade, sem pensar, que um dia só seriam memórias guardadas no coração.”

 
8º Lugar – Márcio Alexandre de Oliveira
Nome da Foto: Entrada da Catedral

“Através dessa entrada eu consigo me sentir mais acolhido em Amparo, me desligar de mim e me conectar com o Sagrado.”

 

9º Lugar – Alexandre Rodrigo Fernandes
Nome da Foto: Natureza Obra Divina

“Essa imagem representa a natureza e a paz que só quem viveu no campo, como eu, sabe como é. A natureza é obra Divina.”

 
 
10º Lugar – Maria José Jeremias Guarizzo
Nome da Foto: Doces Lembranças

“Cada gota de chuva escorrendo pelo vidro, me remetem à infância na qual sinto o cheiro de terra molhada, sons e belas lembranças…”

 
 
 
 
11º Lugar – Raquel Aleixo
Nome da Foto: Colégio Encantado

“Esta foto representa memórias de minha vida porque floresci neste Colégio, fui às festas e minha formatura (8ª), fiz inglês, pintura frivolité, cursinho e dei meu 1º beijo!” — em Amparo, Sao Paulo, Brazil. Colégio Encantado

 

 

12º Lugar – Anderson Ricardo de Almeida
Nome da Foto: Benesse de Aparecida

“A igreja registrada nesta foto, estava em ruinas e abandonada, quando eu era criança. Nunca tinha entrado nela até que reabriu com uma peça teatral. Como era muito pequeno, não me lembro sobre fatos captados. Mas sei que foi a primeira vez que contemplei uma peça teatral e observei o altar singelo de Nossa Senhora Aparecida.”

 
 
13º Lugar – Bárbara Rodrigues
Nome da Foto: Dia de Paz

“Em deliciosas tardes de domingo, ao som das águas, recarrego as energias para um excelente início de semana.”

 
 

Em nota, a ACEA agradece a todos os participantes.

 

 



Outras notícias