10/05 – MÃE-SÍMBOLO AMPARENSE 2019: JOANNA MARIA SCAVASSA BORTOLOTTI

A Associação Comercial de Amparo (ACEA) chegou ao resultado do 45ª Concurso Mãe-Símbolo Amparense. A agraciada deste ano, mais do que merecidamente, é a senhora Joanna Maria Scavassa Bortolotti

Aos 81 anos, a senhora Joanna nos trouxe uma linda história de inspiração e com diversos exemplos de que não podemos desistir frente às adversidades.

Com uma história que emocionou aos jurados da ACEA, será ela a representante até o próximo ano, deste título que é considerado a maior honraria para mães no Estado de São Paulo.

O ano de 2019 trouxe lindas histórias, todas com muitos detalhes e com conteúdo que emocionou a todos que tiveram o privilégio de escolher a “Mãe do Ano”.

“O evento Mãe-Símbolo Amparense, ocorre ininterruptamente desde 1974 e é uma comemoração muito aguardada. Tenho um amor muito grande por ajudar na organização desta homenagem, pois minha avó Alzira Alves Roque levou o título em 1979 e minha mãe, Marlene Teixeira Roque Gallo, em 2009. Sei o significado disso para a família e para a escolhida, é uma emoção indescritível. Acredito que a melhor homenagem a gente faz em vida, com atitudes e no amor que demonstramos diariamente, assim como a Edilaine, filha da Joanna o fez, inscrevendo sua mãe em nosso evento”, disse a Coordenadora Comercial e de Marketing da ACEA, Karine Gallo.

Edilaine Cristina Bortolotti, sua filha, ficou sabendo da notícia da escolha de sua mãe por telefone, na última segunda-feira (06/05). No momento da ligação, foi às lágrimas, muito emocionada. Disse ser “uma felicidade muito grande receber tal notícia”. Edilaine disse, também, que foi a segunda vez que inscreveu sua mãe. No ato da ligação foi orientada a fazer surpresa para mãe, que ficará sabendo da notícia através da mídia.  

Em uma curta carta, a filha conseguiu resumir a história da mãe:

 

Como falar e escrever de uma pessoa, que não tem palavras para descrever, uma pessoa especial e maravilhosa minha mãe, Joanna Maria Scavassa Bortolotti. Vou contar um pouco da sua vida, pois não é pouco afinal agora em julho completara 81 anos, Vamos lá conhecer um pouco de pessoa maravilhosa Casou quando tinha apenas 17 anos, Guerreira cuidava da casa e ajudava meu pai na roça, foi mãe de 12 filhos mas perdeu 3 durante a gestação, só respeitava os 40 dias após ter filhos, levava as crianças para roça junto,  amarrava um lençol nos pés de café fazendo uma rede onde deixava os filhos pequenos os que conseguia ajudava na lida os outros ajudava a olhar os da rede isso meio período, pois o restante tinham que estudar era obrigatório, isso aconteceu com quase todos os  nove Maria de Lourdes, Antônio, José, Inês, Neuza, Carlos, Nelson, Maria Isabel e eu Edilaine. Mudou para cidade, e meu pai continuava a vida no sitio, era idas e voltas todos os dias, enquanto minha mãe cuidava da casa, ajudou alguns filhos a cuidar dos netos, fazia bolo para fora para ajudar na renda, até que uma empresa têxtil de Amparo chamou para trabalhar era tão querida que todos a chamavam de Vó. Pois sempre foi muito carinhosa e verdadeira com todos. Foi graças à esses anos e mais uns de contribuição por conta própria que aposentou. Mas não parou cuidava da casa e netos uma batalhadora, ensinou o valor de ser honesto, ter caráter, humilde, que trabalhando que se consegue subir e realizar sonhos. Com o passar dos tempos, uma dor de cabeça não a deixa em paz, quando descobriu um tumor na cabeça, pela qual quase perdeu a vida. Mas a cirurgia foi bem-sucedida e deixou apenas pequenas sequelas. Enterrou quatro genros um por ter tirado a própria vida e os outros três por câncer sofreu junto com todos eles pois considerava como filhos, mas a vida lhe deu muitos motivos para sorrir, adora ver a família reunidas em datas especiais. E uma alegria só em sua casa. Esse ano só o dia dos pais vai ser triste pois ela perdeu seu príncipe seu parceiro 63 anos juntos pois faleceu em 17 dezembro de 2018, mas continua forte e com muita vontade de viver e ver sua enorme família feliz. Hoje tem 15 netos sendo 2 adotados, e 14 bisnetos há não posso esquecer dos dois cachorros Max e Mel que faz a alegria dela. Se caso ela não for escolhida como mãe símbolo de sua cidade onde nasceu, cresceu, e um dia vai partir, infelizmente pois seria maravilhoso se ela fosse eterna. Pode ter certeza que ela já e símbolo para todos aqueles que a amam, pois, colo de mãe e tudo, para seus 9 filhos 2 genros 3 noras 15 netos e 14 bisnetos uma guerreira uma MÃE. TE AMO”

 

A Mãe-Símbolo 2019, Joanna, receberá diversas homenagens, sendo a principal delas, durante o jantar oficial, que acontecerá no dia 14 de maio (terça-feira), às 19h30, no Lions Clube de Amparo.

Na ocasião, receberá a faixa de Mãe-Símbolo das mãos de Sueli Aparecida Araújo de Oliveira, Mãe-Símbolo 2018, além de diversos presentes especiais. Em parceria com a ACEA, o Bougainville Hotel, está presenteando a Sra. Joanna com um dia com acompanhante em suas dependências, com todas as refeições inclusas.

 

 A Associação Comercial de Amparo agradece às empresas que tornam possível esta homenagem: Bougainville Hotel Fazenda, Kativa´s Modas, Solo Cotone, Supermercado Daolio, Magia da Beleza, Universo Consult, Sindicato do Comércio Varejista de Itapira – SICOMVIT), Pedrita, Gaúcho Tchê, Disttine, Lojas ED+, Lions Clube Amparo, Autoescola Caleffi, Lojas Evolução, Autêntica, Magazine Andorinhas, Sinhá Moça, Camilotti Casa e Construção, Lojas Montini e Jornal A Tribuna.

 

Mãe-Símbolo Amparense: “Porque a melhor homenagem, a gente faz em vida!”



Outras notícias