ACEA participou de Congresso da CACB

A Associação Comercial participou esta semana do 2º Fórum Nacional CACBMil e Congresso Empresarial da FACISC, promovido pela CACB (Confederação das Associações Comerciais do Brasil) e FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina). O fórum, aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro no Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, e contou com palestrantes de reconhecimento nacional.

 

O domingo (27) foi marcado pela abertura do evento, com discurso do presidente da CACB José Paulo Dornelles Cairoli, que abordou um tema bastante discutido no Brasil recentemente: ética. Segundo ele, “não bastam discursos. É preciso agir responsavelmente”, disse. “A ética define o mundo e nossas vidas. Temos um compromisso, nesse momento, de combater a falta de ética”, concluiu. Também discursaram na abertura do evento o diretor de Administração e Finanças, José Cláudio dos Santos; o presidente da FACISC, Ernesto João Reck; e Ilton Luís Schwaab, diretor de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil. Ainda no domingo, a jornalista Miriam Leitão palestrou sobre a conjuntura econômica do Brasil.

 

Na segunda (28), aconteceu o 15º ECAJE (Encontro Catarinense do Jovem Empreendedor), que contou com as palestras “Encantamento do Cliente – O que aprendemos com a Disney”, com Alexandre Espindola, e “Liderança Transformadora – O Encantamento Dentro das Empresas”, com Anderson de Souza Santana. O dia contou ainda com uma palestra do Ministro de Estado Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos, no painel que abordou o tema “Gestão em Tempos de Crise”.

 

O evento foi encerrado na terça (29) com a palestra “Perspectivas Políticas do País e a Crise”, pelo jornalista, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras Merval Pereira.

 

O 2º Fórum Nacional CACMil, cujo objetivo foi promover a aproximação de líderes empresariais e entidades de todo o Brasil, foi realizado juntamente com o Congresso Empresarial FACISC. Neste ano, contou com a presença de mais de 2.300 associações comerciais do Brasil, além de diversos líderes empresariais e formadores de opinião do país.



Outras notícias