ACEA PARTICIPOU DE CONGRESSO ESTADUAL

<Sempre focada em atualizações e novidades, a Associação Comercial esteve presente em mais um congresso estadual. O 16º Congresso da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de novembro, no Guarujá, litoral sul de São Paulo.Com o tema “Novas ideias,Construindo caminhos”, o objetivo do evento foi estimular o ato de empreender por meio de debates, apresentações e capacitação, ressaltando a importância do empreendedorismo como fator principal no desenvolvimento da sociedade.

 

Na abertura do evento, o presidente da FACESP e da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, ressaltou que a 16ª edição do congresso “realiza-se em um momento muito delicado da vida nacional, em que se superpõem crises ética, política, fiscal, econômica e social cujos desdobramentos ainda não são previsíveis, o que gera um ambiente de incerteza não apenas para as atividades empresariais mas, também, para a população, seja na qualidade de cidadãos, de trabalhadores ou de consumidores”. Ainda de acordo com ele, as lideranças brasileiras precisam ter inspiração, foco, trabalho e ideias para encontrar caminhos e superar a crise.

 

Além de Burti, a cerimônia de abertura contou com a participação de diversas autoridades, empresários e lideranças, como a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito; o presidente da Câmara dos Vereadores de Guarujá, Ronald Nicolacci; Eliseu Braga Chagas, vice-presidente da FACESP; o presidente da Associação Comercial de Guarujá, Rogério Gemignani Sachs; o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli; Paulo Skaf, presidente deliberativo do SEBRAE; Luiz Carlos Trabuco, presidente do Banco Bradesco; José Paulo Dornelles Cairolli, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Roberto Clemente Santini, presidente da Associação Comercial de Santos; e José Roberto Mauro, presidente da Boa Vista Serviços.

 

No segundo dia do evento, a jornalista e comentarista do canal Globo News, Cristiana Lôbo, acompanhada do presidente da FACESP, comandou o painel “Cenário político atual e futuro”. De acordo com a jornalista, é impossível separar a crise política da econômica, uma vez que “uma contamina a outra”. Mais do que isso, afirma ainda que a situação é agravada pela sobreposição das crises ética e de confiança. Cristiana encerrou sua apresentação com uma mensagem de esperança, seguida de um alerta: “Há um ditado chinês que diz que, se cada um varrer a porta de casa, no fim do dia a cidade toda vai estar limpa. O problema é que o Estado brasileiro virou um elefante tão grande que não consegue se movimentar e fazer sua parte”, frisou.

 

O 16º Congresso da FACESP foi finalizado com a palestra “Criatividade é a solução do problema”, apresentado pelo humorista Murilo Gun. Juntando sua experiência como comediante e empresário, Murilo Gun ensina a eliminar bloqueios criativos e compartilha ideias técnicas criativas, com foco na solução de problemas.

 

Pela terceira vez sendo realizado na cidade litorânea, o 16º Congresso da FACESP recebeu mais de 1000 pessoas.



Outras notícias