ACEA participou do 14º Congresso FACESP

Evento foi realizado na cidade de Campinas e contou com presença de Dilma Roussef

A abertura do 14º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) contou com participação da Presidente da República Dilma Rousseff, reunindo mais de 1200 inscritos, na manhã de terça-feira (19/11), em Campinas, no hotel Royal Palm Plaza, e a ACEA, novamente, marcou presença.

O evento comemorou os 50 anos da Facesp. O presidente da entidade e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Rogério Amato, falou sobre o tema do Congresso e do significado da entidade para a classe empresarial e para toda a comunidade paulista. “O tema ´Celebrar a história, construir o futuro´ reflete a ideia de que temos uma trajetória de serviços em defesa da livre iniciativa e do desenvolvimento. Esses 50 anos devem ser comemorados mas temos muito mais a fazer”, disse.

Amato lembrou que as associações surgiram espontaneamente para atender a necessidades locais e que conseguiram importantes avanços como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Microempreendedor Individual (MEI) e a Lei de Olho no Imposto. “Somos também um fórum permanente de debate sobre grandes temas nacionais e problemas que afetam os pequenos empresários. Isso nos permite conhecer suas dificuldades frente ao imenso manicômio tributário e burocrático a que as empresas são submetidas”, completou o presidente da Facesp.

A presidente Dilma Rousseff também comentou o tema do 14º Congresso da Facesp e a importância da entidade. “Só quem celebra a história tem condições de construir o futuro. É um momento fundamental e adequado para comemorar os 50 anos de uma entidade que tem décadas de atuação em defesa dos princípios e interesses dos micro e pequenos empresários. E o que diferencia isso é o empreendedor, que tem que ser sempre valorizado”. Ela afirmou que o capital é algo imprescindível, mas que sem o empreendedor nada é possível. “É ele que, diante da realidade, a transforma, produz, cria valor; esse é o sujeito do processo”.

A presidente frisou que a FACESP está sustentada por um passado com várias realizações, como a luta pelo reconhecimento da pequena empresa na Constituição, a luta pela Lei Geral, pelo Simples, pelo MEI. “É um passado de grandes e meritórias lutas, com muitas vitórias”. Saudou os empresários e empresárias presentes e lembrou que, desde a fundação da Facesp, o Brasil passou por mudanças. “O país em 1963 tinha um pequeno mercado consumidor. Estava lutando pela sua identidade. Hoje, vivemos uma nova realidade. Criamos condições para transformação de nossa imensa população, com um grande mercado de consumo de massa e dinamismo para todos os setores”.

Além da presença ilustre de nossa presidente, tivemos também muitos paineis discutindo temas que são de suma importância para empresários e também para as associações comerciais, não só do estado mas também que possuem grande impacto no cenário nacional.

Tivemos a presença de renomados como: Lobão, Guilherme Afif Domingos, Delfim Netto, Jefferson Monteiro, Marcelo Molnar, Ulisses Gamboa, Ricardo Ikeda, Roberto Macedo, Denis Rosenfield, Dr. Bruce LaRue, dentre outros.

Confira fotos do evento em nosso site: aceamparo.com.br



Outras notícias