Acea realizou pesquisa comparativa 2013/2014 no comércio de amparo.

Cenário Nacional
O ano de 2014 pareceu ser um pouco complicado por motivos de Copa do Mundo no Brasil e eleições para Presidente no país. No entanto, realizaram-se pesquisas para analisar se isto teria mesmo abalado as vendas e o fluxo no comércio.
O fato preocupante foi a queda nas vendas do mês de Dezembro, que seria a maior aposta de todos eles, visto que os consumidores recebem o 13º salário e aproveitam para fazer as compras de Natal. Mas de acordo com as pesquisas nacionais realizadas, comparado ao ano de 2013, a quase nas vendas foi de 1,7% (pior resultado desde 2003). Vale ressaltar que as contratações temporárias feitas no final do ano também diminuíram bastante e a intenção de efetivação também apresentou queda.

Em Amparo
A Associação Comercial de Amparo realizou uma breve pesquisa com comerciantes de vários segmentos para analisar a percentagem de aumento ou queda nas vendas em relação ao ano de 2013.
Segmento Calçadista
– 100% dos entrevistados disseram que as vendas de Dezembro de 2014 não superaram as expectativas e que não atenderam o número esperado de cliente;
– 80% deles apresentaram uma queda de 10 a 20% em comparação a 2013;
– Apenas 40% obtiveram contratação temporária e efetivações após o período.
Em relação às vendas durante todo o ano, 40% classificou-o como um ano bom em vendas.

Materiais para Construção
As vendas de Dezembro no segmento de construções e materiais elétricos conseguiram superar as expectativas e atender o número esperado de clientes de 40% dos entrevistados, chegando a um aumento de 10 a 20% comparado a 2013. Em relação a contratações temporárias, mais de 75% não o fizeram.

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos
Mais de 60% dos entrevistados responsáveis por eletrônicos e eletrodomésticos informaram que as vendas de Dezembro não superaram as expectativas e assim, parte deles não atenderam ao número esperado de clientes, resultando uma queda de 10 a 20% em relação ao ano de 2013.

Vestuário
Já no segmento de moda, as vendas de Dezembro de 2014 conseguiram superar as expectativas de 60% dos pesquisados, obtendo um aumento de 10 a 20% comparado ao ano anterior, consequentemente atenderam o número esperado de clientes. Todos os entrevistados fizeram contratações temporárias e 40% deles concluíram com efetivação após o período.

Supermercados
A pesquisa foi finalizada com alguns representantes de supermercados, o resultado das vendas de Dezembro superaram expectativas de 50% deles, acarretando um aumento de 10 a 20% em relação ao ano anterior.
Os estabelecimentos conseguiram atender ao número esperado de clientes também, porém em relação a contratações temporárias a maioria não as fez.

Após análise, conclui-se que metade dos entrevistados do comércio da cidade conseguiu atingir suas expectativas e obter aumento de vendas em 2014.



Outras notícias