Aniversário ACEA

ACEA completa 65 anos neste mês

 

A Associação Comercial completa 65 anos no dia 23 de fevereiro. Fundada no ano de 1951, ACEA comemorará Bodas de Platina de um duradouro casamento com o empresariado amparense, exercendo uma profícua atividade e representando uma corrente de 5 ou 6 gerações de comerciantes, que acreditaram e acreditam na entidade como representante, apoiadora de suas atividades e defensora de seus valores.

 

Fundada à Rua Capitão Miranda, 104, incialmente como Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Amparo (ACIAA), junção das Associações Comercial e Industrial. No início, com sócios das 2 formando seu quadro associativo.

 

Da primeira sede à Rua Capitão Miranda, em 1971, a ACIAA mudou seu endereço para a Rua Comendador Guimarães, no Edifício Maria Lúcia, onde o então presidente da ACIAA, Sr. José Carlos de Camargo Campos, o Carlito Campos, gentilmente cedeu à entidade uma sala ao 3º andar do edifício.

 

SCPC

 

Foi a partir de 1972, na gestão do Sr. José Baptista de Oliveira Junior, que foi instalado à ACIAA o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito. A implantação deste serviço mudou o mercado de crédito da cidade, garantindo maior segurança aos consumidores, além de revolucionar o modo de os lojistas avaliarem o perfil de seus clientes.

 

Mãe-Símbolo Amparense

 

Em 1974 surgiu o Concurso Mãe do Ano, atualmente chamado Mãe-Símbolo, que homenageia as mulheres amparenses, donas de histórias de vida de dificuldades, batalhas e superação. A premiação, nos primeiros anos, era realizada no largo do Rosário, local onde, em 1952, foi erguido o Monumento à Mãe Amparense. O Concurso “Mão do Ano” é um evento de grande repercussão e almejado pela maioria das mães de nossa cidade. Até hoje, 42 guerreiras já foram homenageadas pela Associação Comercial pelo concurso, que hoje já é tradição no município.

 

Mãe-Símbolo 1987.

 

Curiosidade: a primeira mãe símbolo amparense, D. Maria Benedetti Brunetto, a “Vó Maria”, eleita em 1974, desfruta de uma excelente saúde com seus 90 anos.

 

Pai-símbolo Amparense

 

Os pais batalhadores de Amparo não poderiam ser esquecidos. Em 1986 a estreou o Pai-Símbolo Amparense. Ele acontece aos mesmos moldes do Concurso Mãe-Símbolo: os interessados inscrevem seu pai. Posteriormente, a carta passará por uma comissão julgadora que elegerá o Pai-Símbolo em questão.

 

Curiosidade: o Pai-Símbolo 2010, Sr. Clovis Teixeira Roque, é filho da Sra. Alzira Teixeira Roque, Mãe-Símbolo 1979, e irmão de Marlene Teixeira Roque Gallo, Mãe-Símbolo 2009.

 

Mais mudanças…

 

Em 1994, a ACIAA transfere suas atividades para a Rua Treze de Maio, esquina com a Rua Osvaldo Cruz, embaixo da Pizzaria La Fornalha, local que ficou até 2000, quando, posteriormente, se instalou na Galeria Montini, onde hoje se encontra.

 

Foi em 2003 que a ACIAA, atendendo à orientações da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), junto à maioria das Associações Comerciais do estado, alterou seu nome para Associação Comercial e Empresarial de Amparo (ACEA).

 

SRC – Serviço de Recuperação ao Crédito

 

A ACEA conta, desde 2006, com o Serviço de Recuperação ao Crédito (SRC), mais um benefício aos associados à entidade. Por ele, a Associação Comercial realiza a cobrança amigável e personalizada de pessoas físicas e jurídicas registradas como inadimplentes.

 

Pensando na capacitação de colaboradores e empresários do comercio amparense, foi implantado, em 2008, o Núcleo de Treinamento. Também neste ano, o Jornal Interno ACIAA, o “AssociAmparo”, implantado em 1979 sob o comando de Geraldo dos Santos e Abel João de Melo, passou a receber algumas páginas coloridas. Foi o início da RevistACEA, informativo mensal da Associação Comercial com conteúdos devidamente pesquisados para mantermos nossos associados sempre bem informados e atentos às novidades da ACEA.

 

Lista Telefônica ACEA

 

Lançamento da 4ª edição.

 

Em 2012, a ACEA lançou a 1ª Lista Telefônica ACEA, a lista genuinamente amparense. A Lista ACEA se consolidou como um forte potencial para o segmento de listas telefônicas de Amparo. Logo em seu primeiro ano, a Lista ACEA já apresentou alguns diferenciais como anúncios maiores, horários de ônibus intramunicipais, visual moderno e o já tradicional Disk Alimentação nas páginas vermelhas, com cardápios dos melhores deliverys da cidade. É investimento que gera renda para o município, desenvolvendo e alavancando o comércio local, auxiliando direta e indiretamente a população amparense. Neste ano, a Lista ACEA chega à sua 5ª edição com muitas novidades.

 

Amparo Emprega

 

Criado em 2014, o Amparo Emprega funciona como uma ponte entre a empresa a os candidatos. As empresas cadastram suas vagas com as informações que desejam. Os interessados, então, cadastram seus currículos diretamente nas vagas desejadas. Os currículos cadastrados são enviados à empresa contratante, que fica responsável pelo contato com o candidato. Todos os serviços do Amparo Emprega são gratuitos. Atualmente, são mais 80 empresas anunciantes e quase 5 mil currículos cadastrados.

 

Campanhas

 

Promove, ainda, campanhas promocionais em datas sazonais, que auxiliam o crescimento das vendas do comércio nestas épocas. Pensando ainda em sua responsabilidade social, a campanha Natal Mágico arrecada brinquedos novos que são posteriormente doados às crianças carentes do município e kits personalizados aos vovôs e vovós moradores do Asilo de Amparo. Ao longo de 7 anos, já foram entregues mais de 6.500 presentes.

 

Nossa força pode mais!

 

São 65 anos representando o empresariado amparense, defendendo a livre iniciativa e estimulando o empreendedorismo. A Associação Comercial e Empresarial trabalha para promover o desenvolvimento da economia local e para garantir os direitos dos associados. Não se esqueça: a ACEA foi feita pra você e por você, empresário. Por isso, conte sempre com a Associação Comercial e Empresarial de Amparo!



Outras notícias