Associação Comercial de Amparo: 62 anos (1951-2013)

No dia 23 de fevereiro a ACEA completará 62 anos de existência.
Iniciamos nossa história no ano de 1951, quando a Associação Comercial de Amparo juntou-se à Associação Industrial, criando, então a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Amparo.
Os sócios das duas entidades passaram a compor o quadro associativo. Em 1956 a ACIAA conseguiu aprimorar suas instalações, e sob o comando do Sr. José Carlos de Camargo Campos (Carlito Campos) reuniram-se os membros para compor a nova diretoria.
Em 1971 a ACIAA mudou novamente de endereço e, desde então, funciona sem interrupções.
Em 1972 a Associação Comercial trouxe para Amparo o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, que fornece informações para a tomada de decisão sobre vendas a crédito a pessoas físicas e jurídicas.
No ano de 1974 a Associação criou um evento que viraria tradição na cidade: o Concurso Mãe do Ano ou, como é denominado hoje, Mãe- Símbolo, evento que após 12 anos foi criado, também, para homenagem os pais (Pai-Símbolo).
Em 1994, após 23 anos a ACEA muda novamente de endereço, para a Rua Treze de Maio, 291 – A, o que voltou a fazer no ano de 2000, onde atualmente estamos instalados.
Já em 2001 foi aprovada a instalação do Posto Avançado do Sebrae, Neste mesmo ano a Associação Comercial apresentou mais um novo departamento ao associado, o Marketing.
Em 2002 os diretores da entidade aprovam a locação de uma nova sala para melhor atendimento dos associados. Deste momento em diante a entidade contaria com o funcionamento nas salas 08 e 09 da Galeria Montini, sede atual, fechando aquele ano com 301 associados.
No ano de 2005, para atender com mais eficiência e rapidez nossos associados foi implantando a URA (Unidade de Resposta Audível). O funcionamento da URA consiste em um aparelho através do qual possam ser digitadas opções no atendimento eletrônico, além de ficar 24 horas a disposição do consultante.
Este serviço foi utilizado para automatizar ainda mais o SCPC, não sendo necessário o atendimento direto com um operador da entidade, tornando a consulta mais discreta e menos onerosa ao associado.
Foi implantado também o sistema de cobrança por boleto bancário, trazendo mais facilidade para o associado e para a própria ACEA.
Nesta mesma época já se encontrava em pleno funcionamento a possibilidade de consultas via web.
No ano de 2006 começou a funcionar o Serviço de Recuperação ao Crédito (SRC), serviço que realiza cobrança personalizada de pessoas físicas e jurídicas registradas como inadimplentes. Atualmente, este departamento conta com 4.153 devedores e 4.752 dívidas. Ano passado, através deste departamento foi recuperado R$ 111.532,10 para a economia local.
Em 2007 a Associação trouxe mais um novo produto , o Certificado de Origem, que é um documento que atesta a origem (local de produção) da mercadoria e pode ser exigido pelo país importador. Ele atesta que o produto exportado é nacional e atende às Normas de Origem fixadas no acordo.
Ainda no ano de 2007 a ACEA passou a ter mais um serviço para oferecer aos Associados, o Banco de Currículos. Através deste os interessados se cadastram na sede da entidade e assim que é solicitado o preenchimento de uma vaga, a empresa associada nos procura e o currículo com o perfil que mais se encaixar em suas necessidades é enviado sem custo algum, para ambos.
O ano de 2008 iniciou com grande força, em sequência foram criados dois departamentos da entidade: o Comercial e o Núcleo de Treinamentos, este criado após cancelamento do contrato com o Posto Sebrae, dando mais liberdade à ACEA e atendendo melhor às necessidades de associados e não associados.
Em 2010 começamos a nos embrenhar em um novo projeto, uma Lista Telefônica de nossa cidade, feita pela ACEA. A necessidade surgiu por conta de uma lacuna notada em nosso município, empresas de fora que vendiam e distribuíam o material. Muitos empresários acreditavam que o que estava sendo oferecido não era suficiente para seus anseios. Após minuciosa pesquisa, resolvemos nos aventurar em mais essa empreitada.
Iniciamos as vendas no ano de 2011 e lançamos nossa 1ª Lista Telefônica no início de 2012, recebida de braços abertos tanto pelo empresariado local, quanto pela população amparense. Neste mês, lançaremos nossa 2ª edição, já consolidada no mercado e com anseios de tornar-se líder de mercado para os próximos anos.
Ainda em 2012 disponibilizamos mais um produto para nossa cidade, o Certificado Digital. Um Certificado Digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) mais a chave pública referente a chave privada.
Desde então a ACEA conta com 8 departamentos: Financeiro, SCPC, SRC, Marketing, Treinamentos, Comercial, Lista Telefônica e Certificação Digital, trabalhando em conjunto para um melhor atendimento ao associado, além de serviços como fax, mailing, xerox, plastificação e etc.
Dentre estes e outros serviços apresentados a ACEA ainda tem um histórico inigualável de reinvindicações junto à prefeitura, benfeitorias para a cidade, linhas de crédito oferecida aos associados, causando grande impacto e melhoria nos negócios dos empresários.
A Associação Comercial e Empresarial de Amparo conta hoje com quase 500 associados, que através do apoio dado a entidade fazem com que tenhamos maior peso na representatividade a que nos propomos em nosso município.
Os nossos 62 anos são dedicados a você, principal peça neste tabuleiro chamado vida. Agradecemos por estar com a gente durante todo esse tempo.
Que os próximos sejam de muito sucesso e alegria e acompanhado de nosso mascote, o ACElino, que nasceu ano passado! Conte conosco!



Outras notícias