Cenário para o 2º Semestre

As estatísticas da ACEA apontam uma redução de consultas de 10% no primeiro semestre de 2012, comparadas às do primeiro semestre de 2011. Esta queda pode ter sido compensada com a elevação das vendas por cartão de crédito, que tem crescido no âmbito nacional.

Ocorreu, no primeiro semestre deste ano, uma redução de 2% no número de inclusões no serviço de proteção ao crédito. Por outro lado, as exclusões, no mesmo período, tiveram uma elevação de 12%, indicando uma tendência dos consumidores em saldar suas dívidas. Numa análise do conjunto, pode-se afirmar que ocorreu retração das vendas do primeiro semestre de 2012, justificada pelo elevado volume das vendas, principalmente de produtos permanentes, ocorridas no final do ano de 2011, colocando os consumidores num compasso de pagamento de dívidas e de economia, com redução dos gastos domésticos e pessoais.

Este cenário projeta uma melhoria nas vendas para os próximos meses. Com a liquidação das prestações das dívidas que foram assumidas no ano passado por grande parte dos consumidores, bem como com a chegada de datas tradicionais de presentear, a tendência é de que as pessoas voltem a comprar.

Estamos preparando uma campanha para incentivar os inadimplentes a liquidar suas contas, oferecendo descontos especiais, inclusive da tarifa de negociação cobrada pela ACEA, com o objetivo de excluir o maior número possível de inadimplentes, que estarão aptos a efetuarem as compras de fim de ano.



Outras notícias