COLUNA M.MAZZA – O empreendedorismo no Brasil – condições, curiosidades e números

Olá.

Hoje nossa coluna abordará uma pesquisa feita junto aos empreendedores brasileiros, para servir de motivação e trazer boas energias, para que todos vocês, caros empresários de Amparo e região iniciem o ano de 2014 cheios de força e de inspiração!

Em 2013, os institutos Endeavor e IBGE apresentaram os resultados colhidos e reunidos na 3ª edição do estudo Estatísticas de Empreendedorismo. De acordo com o site endeavor.org “Entre os principais dados, aponta-se que apenas 1,5% do total de empresas empregadoras no Brasil foi responsável por aproximadamente 50% do total de postos de trabalho gerados entre 2008 e 2011, o que equivale a quase 2,8 milhões de novos empregos.”

O que o brasileiro pouco sabe é o tamanho do impacto positivo que o empreendedorismo provoca na economia brasileira, dando empregos, proporcionando novos negócios, gerando renda e estimulando a criatividade regional.

O relatório publicado aponta, entre outras informações, a performance empreendedora no Brasil e como melhor compreender o comportamento de um grupo destacado de empresas: as EAC’s, Empresas de Alto Crescimento.

As EAC’s são definidas como empresas que apresentam crescimento anual médio do número de funcionários acima de 20%, durante três anos consecutivos e que possuam pelo menos dez funcionários assalariados. De acordo com o site endeavor.org “… as empresas de alto crescimento são analisadas e comparadas a partir de diversas perspectivas: porte, idade e distribuição setorial. Além disso, a edição atual do estudo traz novas categorias analisadas, como a distribuição regional e resultados econômicos, produtividade e valor adicionado“.

O que precisa ficar claro para todos os empreendedores do Brasil é ter ciência da alta capacidade de geração de empregos das empresas de alto crescimento, agregando valor ao PIB nacional, estimulando a economia e trazendo investimento para as regiões onde estão instaladas.

O site endeavor.org informa que “Apesar de representarem apenas 1,5% do total de empresas empregadoras no Brasil em 2011, as EACs foram responsáveis por 48,5% do total dos empregos gerados entre 2008 e 2011, o que equivale a quase 2,8 milhões de novos empregos. O panorama confirma a importância e protagonismo dessas empresas que, apesar de representar um conjunto pequeno do universo das empresas brasileiras, são essenciais para a manutenção do vigor econômico, através da contínua geração de empregos.”

Como essa pesquisa é feita há alguns anos, os dados colhidos em anos anteriores confirmam este protagonismo brasileiro.

O artigo postado no site endaevour.org cita que “As empresas jovens, com no máximo cinco anos de idade, e que também apresentam crescimento anual médio do número de funcionários acima de 20% durante três anos consecutivos, são denominadas pela Endeavor como Startups de Alto Crescimento (SACs), e são de enorme interesse.”

Mas é preciso investir em estudo e capacitação, buscar conhecimento, porque as empresas do nível SACs e as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) ainda empregam pagando salários inferiores ao mercado e somente algumas dessas empresas tem plano de carreira ou benefícios para seus profissionais.

Você, empreendedor, precisa saber que é um elo importante da economia de sua cidade e do nosso estado e país, portanto, faça (e cumpra) uma promessa de ano-novo: olhe para seu negócio com mais amor, mais atentamente, invista em pessoal qualificado, remunere adequadamente, traga benefícios para seus colaboradores. Fidelize sua equipe. Essas pessoas precisam ter em você um líder!

Lidere pelo exemplo.

Bom ano, bons negócios e um forte abraço!



Outras notícias