Dia das mães 2015

Dicas da ACEA
O Dia das Mães está chegando. Você já se preparou para alavancar suas vendas neste ano?
Apesar da crise econômica – fato que causou uma diminuição significativa nas vendas em comparação à mesma época no ano passado – a expectativa é que as vendas obtenham um aumento durante o Dia das Mães.
Confira algumas dicas para preparar sua empresa para vender mais e melhor nesta data especial.

Proporcione uma boa experiência de compra
Um bom atendimento com certeza resultará em uma conquista maior de clientes e uma fidelização deles pela experiência de compra que você proporcionará.
Alguns pontos são essenciais no bom atendimento, como a simplicidade, tratando todos os públicos que entram na sua loja da mesma forma, independente de sexo, cor ou distinção econômica. O público também deseja se sentir parte do ambiente em que está: tratar cada pessoa pelo seu nome é um diferencial muito importante na hora de conquistar a pessoa a qual você está atendendo.
Nos dias de hoje, o vendedor deixou de ser um mero “tirador de pedidos”. Ele deve conhecer o produto que se vende, trabalhando como um consultor, um orientador. É importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada produto que se vende, passa-los corretamente ao consumidor e garantir que ele decida por si só qual levar, não fazendo o consumidor optar pelo mais caro.
Além de sempre buscar inovações – que o farão obter uma vantagem sobre os concorrentes – o grande diferencial é conseguir fazer as pessoas se sentirem bem dentro das lojas. Ambiente climatizado, água, café e, principalmente, funcionários bem treinados, educados e objetivos com certeza farão o consumidor querer permanecer por mais tempo dentro de uma loja e, consequentemente, a chance dele gastar mais é maior.

Tenha uma equipe preparada
Se for necessário reforçar a sua equipe, contrate sempre com profissionalismo, não correndo o risco de cometer falhas como admitir funcionários inexperientes, contratar a filha da amiga porque ela “é gente boa” ou contratar pessoas que, posteriormente, você pode ter problemas para demitir, como pessoas ligadas a você.
Sempre selecione uma equipe extra com antecedência e aplique seu próprio treinamento, evitando incorporar à sua rotina vícios da concorrência. Além disso, opte sempre por profissionais com facilidade de integração. Uma equipe entrosada rende mais que aquela com problemas de relacionamento.

Saiba montar a sua vitrine
A vitrine é o elemento mais importante para atrair a clientela. Ela tem 30 segundos para chamar a atenção, despertar o interesse, provocar o desejo e levar à ação da compra. Ouse na composição de sua vitrine, mas evite excessos que causem uma poluição visual.
Alguns vendedores cometem alguns erros mortais na hora de montar uma vitrine, como amontoar os produtos em um pequeno espaço. Distribua bem seus produtos no espaço disponível, fazendo com que o conteúdo seja facilmente visto mesmo de longe.
Outro erro comum é exibir algo que não esteja disponível na loja. Isso deixa alguns compradores realmente furiosos. Mantenha na vitrine aquilo que você realmente pode vender naquele momento.
Outras práticas muito eficazes são construir sua apresentação com base em um tema, utilizar uma iluminação forte para que os produtos fiquem mais visíveis a quem os olha, usar truques de movimento – tudo que pisca e se move tende a chamar mais a atenção. Além disso, é interessante modificar algo pequeno todos os dias. Isso chamará a atenção daquele pedestre regular, que começa a perder o interesse pela vitrine com o passar dos dias.

Saiba expor o seu produto
Exponha seus produtos de forma que possam atrair, seduzir e mexer com os sentidos e com a emoção. Definir uma área nobre, de maior visualização dos consumidores, e lá expor os produtos que você quer vender é uma boa prática.
A decisão de compra ocorre sempre no ponto de venda. Por isso, use adequadamente os materiais promocionais. Eles valorizam os produtos e influenciam na decisão de compra.
Os materiais promocionais devem chamar a atenção do consumidor por sua presença e localização. Deve-se atentar ao fato de não localiza-los onde há trânsito de consumidores, prática rejeitada por parte dos clientes. Além disso, deve-se evitar excessos. Esses materiais devem tornar os ambientes harmoniosos e não poluído.
Alguns tipos de produtos são comprados por impulso. Estes devem ser expostos no check-out ou no balcão. Colocá-los em expositores diferentes e com ofertas estimulará a compra por impulso.
Por fim, outro ponto importante é a exposição de produtos na altura dos olhos (entre 1,20m e 1,80m). O cliente normalmente executa movimentos leves em um ponto de venda. Olha um pouco para baixo, um pouco para cima. Por isso, produtos expostos mais na altura dos olhos serão mais vistos. É neste setor que você deve colocar tudo aquilo que deseja vender, inclusive, produtos de venda por impulso, ofertas ou produtos com valor agregado a outro.

Além das dicas passadas aqui, outras formas de promoções podem ser adotadas para influenciar as vendas, como a criação de kits promocionais, parcerias com outros comércios, horários de funcionamento estendidos, oferecimento de brindes, formas de pagamento diferenciadas, vale-presentes, embalagens personalizadas, entre outras formas. A divulgação de seu negócio também é muito importante. Mantenha sempre atualizado seu site e/ou redes sociais – forma de publicidade que vem crescendo muito nos últimos anos e se tornando cada vez mais essencial para as marcas.
Esperamos que estas dicas te ajudem não só nas datas especiais, mas durante todos os dias.

Boas vendas!



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