Movimento do Comércio – Janeiro 2016

Movimento do Comércio abre 2016 com novo recorde negativo

 

Segundo dados da Boa Vista SCPC apurados pela Associação Comercial de Amparo, o Movimento do Comércio sofreu uma queda de 1,4% em janeiro de 2016. Na avaliação dos valores acumulados em 12 meses, a queda foi ainda mais expressiva, atingindo 3,4%. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, por sua vez, a queda foi de 6,1%.

 

 

No acumulado em 12 meses, a tendência de queda foi ainda mais acentuada.

 

O resultado representa um novo recorde negativo na série histórica do indicador da Boa Vista SCPC, iniciada em 2010. Desta forma, o mês de janeiro continua a consolidar a tendência de queda mostrada pelo varejo, que desde julho de 2015 já se encontrava em território negativo.

 

Fatores como a elevação dos juros, piora do mercado de trabalho, queda no consumo das famílias e a inflação em patamar elevado podem ser considerados os principais condicionantes deste cenário.

 

Para 2016, o cenário econômico brasileiro continua desafiador, com as mesmas adversidades vivenciadas no ano passado, o que deve influenciar negativamente a confiança do consumidor e, consequentemente, as vendas no varejo para o ano, possivelmente registrando mais um ano de perdas

.

Setores

 

Na análise mensal, dentre os principais setores, o de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 4,6% entre dezembro e janeiro, descontados os efeitos sazonais. Já a variação acumulada em 12 meses sofreu uma queda de 5,5%. Em comparação a janeiro de 2015, a queda foi ainda mais expressiva: 12,5%.

 

O setor de “Tecidos, vestuários e calçados”, por sua vez, registrou um aumento de 2,4% entre dezembro e janeiro. Porém, a queda de janeiro, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, foi de 8,1% e, em 12 meses, 6,1%.

 

A atividade no setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” subiu 1% no mês na série dessazonalizada. No acumulado em 12 meses, a queda registrada foi de 2,4%.

 

Por fim, o setor de “Combustíveis e lubrificantes” apresentou uma pequena elevação de 0,2% no mês. No acumulado em 12 meses, o setor registrou uma queda de 3,8%, mesmo índice encontrado na comparação a janeiro de 2015.

 

Metodologia

 

O Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas do setor varejista. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.



Outras notícias