Pai-Símbolo 2012: Benedicto de Paiva Lopes

Na noite de 28 de agosto de 2012, o novo Pai-Símbolo Amparense foi oficialmente coroado. Seu nome é Benedicto Paiva Lopes e sua eleição corresponde ao 25º Pai-Símbolo escolhido pela ACEA.

No auge de seus bem vividos 90 anos, Dito Paiva, como é carinhosamente chamado, é pai de 4 filhos, avô e bisavô.
Além de missa, em sua homenagem, realizada no sábado, que antecedeu o Dia dos Pais (na Catedral de Amparo), Dito Paiva recebeu diversos gracejos na sede do Lions Clube de Amparo, em um jantar, momento no qual foi oficialmente coroado Pai-Símbolo 2012, o evento contou com a participação de Luciano Siqueira, Presidente da ACEA Numa noite recheada de muita emoção, pudemos perceber o quanto este homem é um exemplo para seus filhos e todas as outras gerações, mas não só para eles, como para todos os Amparenses, merecendo o título que recebeu.
Sempre bem humorado, Dito Paiva, agradeceu todas as homenagens, brincou, riu e se emocionou durante todo o evento.
O ápice da noite foi o momento de passagem de título, do Sr. Attílio Barassa (Pai-Símbolo 2011) para ele.
O Concurso Pai-Símbolo 2012 contou com o apoio de: Universo Contabilidade, Floricultura Arte Fiore, Jornal A Tribuna, Jornal Gazeta Amparense, Dagmar News, Agito Amparo e Lions Clube de Amparo.
Benedicto foi inscrito no concurso por suas filhas Ruth e Márcia, confira a carta enviada, na íntegra.

“Dito Paiva”: Pai-Símbolo, por quê?

Porque todas as noites, ele dobra os joelhos, curva a cabeça diante de Deus, pede e agradece, atitude que presenciamos desde nossa mais tenra idade até os dias atuais.
Porque ao lado de sua esposa Conceição, num raro e feliz matrimônio de 66 anos, alicerçado em muito companheirismo, amor e respeito, construiu sólida família, educou quatro filhos, que lhe deram nove netos e quatro bisnetos (por enquanto), abençoados em uniões responsáveis e duradouras.
Porque ao longo de seus 90 anos de existência, foi sempre um homem de caráter, doutorado pela Escola da Vida: cidadão íntegro, trabalhador; marido carinhoso e presente; pai de poucas palavras, mas de prática pautada sempre em valores éticos, morais e religiosos; avô orgulhoso dos netos; bisavô encantado com os bisnetos.
Porque ainda é jovem aos 90 anos: diverte-se em pescarias semanais, ouve músicas; aprecia um bom vinho; dirige seu carro sempre pouco rodado e bem cuidado; faz ginástica; caminha diariamente, quer chova, quer faça sol; disputa com o filho caçula quem chega primeiro ao topo de uma escadaria; ama a vida; valoriza a saúde e mostra orgulhoso o resultado de seus exames médicos, que, na verdade, fazem inveja a todos.
Porque até hoje continua aprendendo:
– marcante a troca do autoritário “não, porque não pode” em que foi educado e nos educou por “um abraço apertado, carinhoso e um muito obrigado” a cada visita que lhe fazemos…
– que o pulso forte pode estar aliado a uma mão amiga…
– que homem também chora, que emoções podem ser demonstradas: disso se incumbem seus lindos olhos azuis que se marejam de lágrimas, quando algo o emociona e seus lábios que se abrem, muito frequentemente, em largos sorrisos…
Porque até hoje continua ensinando:
– ensinou no espelho de sua vida que a verdadeira felicidade precisa ser conquistada, que ela está em coisas simples que não se encontram à venda: saúde, família, natureza, amigos… Ensinou pela própria prática, a não darmos ouvidos aos apelos consumistas: da vida fácil não tínhamos conhecimento: garoto propaganda do equilíbrio e do “meio termo”, herança recebida de seu pai e por ele não só conservada, mas multiplicada…
– ensinou a importância do agir com retidão, a sermos responsáveis pelos nossos atos, cobrando-nos a escolha dos melhores caminhos, nem sempre mais fáceis, mais cômodos, porém mais íntegros e de melhores resultados…
– ensinou o respeito aos mais velhos e seus ensinamentos, começando pelos nossos avós e nossos mestres…
– ensinou a amar o trabalho e a não dar aos problemas da vida dimensões desmesuradas…
Pai-Símbolo, porque desejamos que outros se abriguem não só com o sabor especial e tão pouco comum desta vida, como também com seus ensinamentos, testados e aprovados:
– que eles ultrapassem os limites de nossos lares e possam contagiar muitos outros na construção de famílias equilibradas e realmente felizes…
– que pais falem de Deus, que transmitam os verdadeiros valores a seus filhos, que os corrijam sempre que necessário, que os ensinem a lidar com frustrações, a encontrar o lado bom das coisas mesmo nas adversidades.
Enfim, “Dito Paiva”: Pai-Símbolo, por quê? Porque este homem transformou o substantivo comum, PAI, em um substantivo próprio, BENEDICTO PAIVA LOPES.



Outras notícias