Palestra de Primeiro Socorros

Comerciantes e colaboradores do comércio de Amparo tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros, ministrada pelo Sargento Carlos Antônio Fantini, do Corpo de Bombeiros Militar de Amparo. O evento foi realizado pela Associação Comercial de Amparo no dia 20 de outubro, na sede da entidade.
Na ocasião, o Sargento Fantini mostrou como socorrer vítimas de acidentes, os cuidados para evitar traumas na coluna, como imobilizá-las e como agir em casos de afogamento. Mostrou, ainda, os diversos tipos de afogamentos e suas consequências, além de orientações de primeiros socorros em variados tipos de ocorrências.
Segundo o palestrante, a primeira coisa a ser observada quando uma pessoa passa mal ou desmaia são os sinais vitais (respiração, pulso e pressão arterial). Após esse procedimento, a primeira recomendação é ligar para o resgate antes de iniciar os primeiros socorros.
Dentre as situações mais complexas que podem ser encontradas, está a parada cardiorrespiratória. Após a confirmação de que a vítima não respira e não há pulso, deve-se iniciar a massagem cardíaca, seguida da abertura das vias aéreas e por fim a respiração boca a boca.
Queimaduras, vertigem, desmaios, convulsões, hemorragias, luxações e entorses também foram assuntos abordados na palestra.
O objetivo foi informar às pessoas comuns, técnicas e manobras padrão de atendimento às vítimas de acidentes e maus súbitos, mantendo-as com vida até a chegada de auxílio especializado.

Confira alguns depoimentos de participantes:
“Tudo o que nos foi passado, só pode acrescentar conhecimento no nosso dia-a-dia. Aprender a lidar com uma situação, na qual pessoas ao nosso redor dependem do nosso conhecimento para sobreviver. É muito útil saber que se tivermos tranquilidade e colocar em prática aquilo que o Sargento Fantini nos ensinou, podemos salvar uma vida. Parabéns ao Sargento pela disponibilidade e didática.”
Maria do Carmo – Loja C&N

“As dicas foram extremamente construtivas, pois já aconteceram casos na loja que não soubemos como proceder, e agora sabemos direitinho como agir nesses casos. Se houver mais palestras participarei, todo ano deveria haver palestras como esta.”
Gisele Bragiatto e Mariza Maria Paes – Passo Livre Calçados

“Eu gostei muito da palestra, pois ela foi extremamente válida. Aprendi coisas novas e reaprendi coisas que eu achava certas, mas que fazia de um modo errado. O sargento enfatizou muito a importância do primeiro atendimento, quando se depara com tais circunstâncias a podemos salvar uma vida se tivermos o conhecimento necessário. As explicações em vídeo e principalmente as praticas foram de extrema importância para sabermos o que fazer antes do corpo de bombeiros chegar no local do acidente.”
Uilson Alves – Espaço Vital Modas



Outras notícias