‘SOS Cheques e Documentos’

‘SOS Cheques e Documentos’ é um aliado contra fraudes no mercado

 

Disponibilizado pela Boa Vista SCPC, o ‘SOS Cheques e Documentos’ registra documentos roubados, furtados, perdidos ou extraviados.

 

Não faltam no mercado pessoas que utilizam documentos de terceiros ou cheques falsos para pagar compras ou fazer financiamentos. O prejuízo só fica evidente quando, quem vendeu, ao não receber os valores que lhes são devidos, descobre que foi enganado com a apresentação de documentos roubados, furtados, perdidos ou extraviados.

 

Esta situação pode ser minimizada. A Associação Comercial de Amparo (ACEA) conta com serviços de avisos de documentos ou cheques que estão em mãos alheias. O “SOS Cheques e Documentos” informa à concedente do crédito de que há algo errado naquela documentação.

 

“Isso só é possível porque os próprios cidadãos registram o sumiço dos documentos no serviço oferecido gratuitamente pela entidade”, explica Thais Fonseca, que atua na área de Supervisão – Atendimento ao Consumidor da companhia. “‘O SOS Cheques e Documentos’ é uma segurança para a empresa e para o próprio consumidor”, completa a supervisora. Um alerta é disparado no momento em que o lojista ou vendedor consulta o CPF apresentado no sistema.< “Aparece a informação de que a documentação foi roubada, furtada, extraviada ou perdida”, diz a profissional da área de supervisão. Portanto, contar com este serviço é fundamental para se certificar de que quem está em poder dos documentos é realmente seu dono.

 

O consumidor, para ter as informações inseridas no sistema “SOS Cheque e Documentos”, precisa comparecer à entidade, portanto um documento oficial com foto e o Boletim de Ocorrência. Após o registro, a informação fica disponível por cinco anos para quem faz as consultas na Boa Vista SCPC. “O próprio consumidor pode fazer o pedido de exclusão a qualquer momento. Caso não o faça, o registro será expurgado do cadastro após cinco anos”, completa Thais Fonseca.

 

Se o cidadão quiser continuar com o aviso de extravio de seus documentos ou cheques após os cinco anos, explica a supervisora da Boa Vista SCPC, ele precisará fazer novo pedido e apresentar Boletim de Ocorrência.

 

Para maiores informações, entre em contato com nossa Central de Atendimento pelo telefone (19) 3807–3533.



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