21/03 – Palestra tirou dúvidas de empresários e lotou o auditório da ACEA

Palestra tirou dúvidas de empresários e lotou o auditório da ACEA

A sala de treinamentos da Associação Comercial de Amparo (ACEA) ficou lotada, no dia 20 de março, para receber a palestra Simples Nacional – Uma Abordagem para o Empresário, em parceria com o Escritório Contabilize Agora.

A palestra reuniu empresários de diversos segmentos que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre esse regime de tributação, o qual a maioria das empresas hoje estão enquadradas.

O evento começou abordando os aspectos constitucionais e objetivos gerais da Lei Complementar 123/2006.

Também elucidou os, conceitos de Microempresas, que são aquelas que possuem receita bruta anual de até R$ 360.000,00 e das Empresas de Pequeno Porte, que são as que possuem receita bruta anual de até R$ 4.800.000,00, sendo que essas empresas podem ser um empresário individual, uma empresa individual limitada – EIRELI e uma sociedade Ltda.

Foram salientadas as diferenças desses tipos de empresas, também abordados o conceito de receita bruta e suas exclusões e pessoas jurídicas impedidas de inclusão no regime do Simples Nacional.

Logo em seguida foram abordados os anexos do Simples Nacional, que são as tabelas de impostos que com o advento da Lei Complementar 155/2016 foram cinco anexos, sendo:

Anexo I – Comércio;

Anexo II – Indústria;

Anexo III – Locação de bens móveis e Prestação de Serviços;

Anexo IV – Prestação de Serviços;

Anexo V – Prestação de Serviços

Foi demonstrado na prática como é feito o cálculo do imposto e destacada a importância do cumprimento das obrigações acessórias e de se manter uma escrituração contábil, pois todas as empresas exceto o Micro Empreendedor Individual (MEI) estão obrigados a ter contabilidade.

O tema gerou diversas perguntas que foram respondidas no decorrer da palestra. “O evento destacou-se pelo diferencial focado no empresário, para que ele pudesse ter uma visão da carga tributária e de como esse regime diferenciado beneficia as micro e pequenas empresas”, reforçou a contadora Larissa Brolezi Pavan, do Contabilize Agora.

No evento foram arrecadadas 361 fraldas, que serão doadas ao Lar dos Velhos de Amparo.



Outras notícias