07/06 – Workshop e-Social

A partir de julho o eSocial será obrigatório para todas as empresas brasileiras. A determinação vale também para as micro e pequenas empresas e as cadastradas no MEI. Com a implantação do eSocial o governo estima que a arrecadação aumentará em R$ 20 bilhões por ano só por eliminação de erros, que levam as empresas a pagarem menos do que o devido.

O eSocial facilita a prestação de contas dos compromissos das empresas.Entre as modificações estão, por exemplo, o livro de registro de empregados, a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e o envio de informações à Previdência Social e ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Caged. Também inclui a Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) e a guia de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Sabendo desta demanda, a ACEA, teve sala lotada, no dia 07/06/2018, para receber ao Workshop sobre e-Social, sendo o principal assunto principal as novas regras da folha de pagamento.

O governo pretende controlar eletronicamente o cumprimento das obrigações previdenciárias e trabalhistas tais como a admissão de funcionários e exames médicos, férias, equipamentos de segurança, acidentes de trabalho, etc.

As informações de que o governo necessita deverão ser geradas e controladas na própria empresa por isso foi muito importante a participação do empresário neste evento.

Confira os temas que foram abordados:

  • Folha de pagamento ( e-Social),
  • Férias
  • Admissão
  • Exame Médico
  • Segurança e Medicina do Trabalho

 

 Entenda melhor

O eSocial é parte do sistema de escrituração digital que exigirá que os empregadores enviem ao Fisco, em um único documento digital, todas as informações trabalhistas, previdenciárias, fundiárias e tributárias relativas aos seus trabalhadores.

O sistema visa simplificar o cumprimento das diversas obrigações principais e acessórias dos empregadores. Com a sua implantação, os dados que hoje são informados a cada órgão público separadamente e em datas diversas passam a ser prestados uma única vez e em um só ambiente digital.

As empresas terão dificuldades para implementar a mudança, uma vez que, envolvem principalmente os padrões culturais perante os métodos de prestação de contas e de envio de informações.

O governo fez um cronograma por fases, nas quais as informações serão enviadas por etapas para facilitar a implantação do novo sistema. Por se tratar de um sistema com grande gama de informações, teremos num primeiro momento etapas difíceis e complexas uma vez que, envolverá esforços das várias áreas de atuação (Jurídico, Departamento Pessoal, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Medicina Ocupacional, Comunicação, Financeiro, Segurança do Trabalho, Contador, etc.).

 

O evento foi ministrado pelo palestrante Antônio Sérgio de Oliveira, Contador e Administrador de Empresas., ex-fiscal do CRC-SP e Consultor no Grupo IOB. Sérgio também é Professor no Sindicato dos Contabilistas, Sescon, Fipecafi, CRC, Trevisan, Senac, Consultor Tributário de ICMS,IPI,ISS. Professor e Palestrante de SPED, e-SOCIAL, REINF, BLOCO K e SUBST. TRIBUTÁRIA.