07/05 – Pedidos de falência caem 19,1% no acumulado de 12 meses até abril

Resultado sinaliza tendência de queda, movimento atrelado à melhora nas condições econômicas desde 2017, afirma a Boa Vista. Porém, continuidade depende de retomada mais acelerada

 

Os pedidos de falência caíram 19,1% no acumulado em 12 meses (maio de 2018 até abril de 2019 comparado aos 12 meses anteriores), segundo dados nacionaos da Boa Vista. Mantida a base de comparação, as falências decretadas, pedidos de recuperação judicial e recuperação judicial deferida diminuíram 8,5%, 19,0% e 4,8%, respectivamente.

Na comparação mensal, houve evolução em todas as ocorrências: pedidos de Falência (100%), falências decretadas (58,5%), pedidos de recuperação judicial (121,6%) e recuperação judicial deferida (161,9%). 

De acordo com os resultados acumulados, observa-se a continuidade da tendência de queda nos pedidos de falência. Esse movimento está atrelado a melhora nas condições econômicas desde 2017, que permitiu às empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de solvência.

Entretanto, a continuidade desse processo dependerá de uma retomada mais acelerada da atividade econômica nos próximos períodos, segundo a Boa Vista. 

O indicador de falências e recuperações judiciais é construído com base na apuração dos dados mensais registradas na base de dados da Boa Vista, oriundas dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados.

A série histórica deste indicador inicia em 2006 e está disponível aqui.  

IMAGEM: Thinkstock



Outras notícias