ACEA realizou ação para o Dia das Crianças

Nem a chuva atrapalhou a brincadeira das crianças. A Associação Comercial e Empresarial de Amparo (ACEA), realizou no dia 07 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, uma ação social para divertir a criançada.

Denominada “Enquanto você compra, as crianças se divertem de graça”, o evento atraiu centenas de pessoas que passaram pela Rua 13 de Maio, no Centro de Amparo, e que estavam realizando as compras que antecediam o Dia das Crianças. O tempo não estava muito favorável, porém nem mesmo por conta do tempo ruim, os clientes deixaram de prestigiar o evento.

A Associação Comercial preparou seu mascote, ACElino, para receber todos que passaram em frente à sua sede. O mascote entregou balões, brincou com as crianças, com os adultos e tirou fotos. Os clientes e seus pequenos tiveram ainda, pipoca, algodão-doce e as crianças pintura facial, cama elástica, pula-pula e escorregador, tudo por conta dos associados da entidade.

Para o Dia das Crianças, o comércio amparense está otimista, esperando aumento em 2,5% em suas vendas, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Dentre os presentes mais procurados estão os tênis, roupas, brinquedos e eletrônicos.

Segundo a cliente, Elisabete Alves “as coisas estão apertadas, mas mesmo assim a gente dá um jeitinho para poder comprar o presente dos filhos, não dá para passar essa data em branco, meus filhos já ficam esperando”.

A gerente executiva da ACEA, Raquel Negri, mencionou que “muitos consumidores estão fazendo como a Elisabete. Para a criançada, o Dia das Crianças é visto como um segundo Natal, então é uma data que a garotada aguarda ansiosa a vinda daquele brinquedo tão esperado. A data para o comércio é ótima, pois dá uma aquecida nas vendas, animando os comerciantes”, completou a gerente.

EM ÂMBITO NACIONAL

Em âmbito nacional, o volume de vendas do comércio varejista no Dia das Crianças deverá registrar crescimento de 3,4% neste ano, o melhor desempenho desde 2013, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A estimativa é que as vendas durante o período movimentem R$ 7,4 bilhões e o crescimento já leva em conta os descontos relativos à inflação, na comparação com 2016.

A confederação ressalta o fato de que “o resultado será o melhor registrado pelo varejo nesta data desde o crescimento de 5,1% verificado em 2013.

Para Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC, são vários os fatores que levam a este desempenho e não só as baixas taxas de inflação dos produtos destinados às crianças.

“A perspectiva mais favorável acerca do desempenho do setor na data comemorativa se insere em um contexto mais amplo, no qual a recuperação do mercado de trabalho, inflação baixa e juros em processo de redução permitem um resgate parcial das condições de consumo”, disse.

VESTUÁRIO EM ALTA

Os setores com melhor desempenho nas vendas voltadas para o Dia das Crianças, de acordo com a CNC, serão os de lojas de vestuário e calçados, com crescimento esperado de 10,2%, seguido pelo de brinquedos e eletroeletrônicos, que deverá expandir 5,7%.

“Em ambos os casos, no entanto, as variações positivas esperadas para este ano não repõem as perdas verificadas no ano passado e chegam a -12,2% para vestuário e calçados e a -7,6% no de comércio de brinquedos”, afirma Bentes.

A avaliação da CNC é de que a evolução recente do preço médio de 11 bens ou serviços mais demandados “tem demonstrado que a inflação associada à data comemorativa deverá ser a menor desde os 4,3% de 2001. Entre os itens que registraram as menores variações de preço, estão os chocolates em barra e bombons (-5,1%), CDs e DVDs (-0,7%) e brinquedos (2,1%).

JUROS

A Confederação Nacional do Comércio ressaltou, ainda, o fato de que a queda na taxa média de juros ao consumidor, influenciada pela significativa desaceleração do nível geral de preços nos últimos meses, tem contribuído para reverter as perdas do varejo.