18/05 – ACEA registrou queda nas vendas no Dia das Mães

Contrariando a pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, em âmbito nacional, que registrou aumento nas vendas em um total de 4%, a Associação Comercial de Amparo (ACEA) computou queda nas vendas no comércio de Amparo/SP.

As vendas dessa data comemorativa, que é considerada o “2º Natal” para o comércio no que se refere ao volume de negócios, ficou abaixo das expectativas.

Para a presidente da ACEA, Larissa Demate, “o consumidor, infelizmente, ainda se encontra com baixo poder aquisitivo, devido à crise, entretanto acredito que a parte mais complicada já passou, em breve retomaremos o crescimento. O empresário sabe que pode contar com a Associação Comercial de Amparo e é muito importante que tenhamos o máximo de empresas associadas, pois, desta forma, teremos muito mais força para realizarmos ações em prol do empresariado de nossa cidade. Nossa força pode muito mais”.

Para a pesquisa da ACEA foram consultados empresários dos seguintes segmentos:

Quando questionadas se houve aumento nas vendas, no comparativo de 2017/2018, 58,8% informaram que houve queda, 17,6% que houve aumento e 23,5% que as vendas se mantiveram na comparação do período:

Para as empresas que constaram crescimento nas vendas, 100% delas acreditam que o aumento foi por causa de promoções e ações internas que a empresa realizou para atração de clientes.

Quarenta e cinco por cento teve aumento na faixa de 1 a 10%, já trinta e cinco por cento dos entrevistados informaram que o aumento nas vendas se encontrou na faixa de 11 a 20% e os outros vinte por cento, disseram que o aumento ficou na faixa de 30% ou mais.

Segundo o entrevistado Fabrício, gerente de uma das lojas entrevistadas, “não deixamos nos alarmar pela crise, não ficamos olhando se a rua está com movimento ou não, temos que ser positivos e nos movimentarmos para aumentarmos a venda da empresa e, pra gente, não foram diferentes do ano passado, registramos aumento e temos certeza que vai melhorar ainda mais”.

 

Para os respondentes que disseram que houve diminuição nas vendas do período, 72,7% foram taxativos em dizer que o fato se deve pelo baixo poder de compra do consumidor, atribuindo o fenômeno à crise econômica pela qual o país se encontra:

Priscila, uma das entrevistadas, mencionou “notei que no Dia das Mães deste ano, os filhos estavam buscando por lembrancinhas, num valor menor para não deixar a data passar em branco”.

Estes mesmos entrevistados, durante a pesquisa, informaram a porcentagem da queda em suas vendas, ficando a maior parcela apresentando diminuição na faixa de 11 a 20%, representando 45,5% no cálculo da ACEA, deixando o segundo lugar para as quedas entre 1 a 10%, com 27,3%.

 

A ACEA também questionou os entrevistados dos segmentos ótico, vestuário, calçadista, perfumaria e de eletroeletrônicos sobre qual é a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes, que trouxe, em primeiro lugar o cartão de crédito/débito, em segundo o crediário, terceiro o dinheiro e, por último, os cheques.

 

A pesquisa finalizou com o grau de satisfação dos empresários em relação ao Dia das Mães, terminando com a pergunta: “De um modo geral, como você avalia as vendas do Dia das Mães?”, gerando o seguinte levantamento:

 

A pesquisa da ACEA foi realizada entre os dias 15 e 16 de maio, com empresários dos segmentos mencionados nesta pesquisa, sendo eles associados e não associados à entidade.



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