08.03 – Amparo tem saldo positivo no emprego

Dados referentes ao mês de janeiro de 2017 do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apurados pela Associação Comercial e Empresarial de Amparo (ACEA) apontam uma variação de 0,05% no mercado de trabalho em Amparo. Embora a variação ainda seja tímida, a esperança é de uma melhora neste ano, visto que em janeiro de 2016, a variação registrou mais demissões que admissões: -14,52%. A variação mensal do emprego toma como referência o estoque do mês anterior.

Segmentada por setores, a maior variação positiva foi a Agropecuária, com +0,75%. Em seguida, a Indústria de Transformação, com 0,5%, e Serviços Industriais de Utilidade Pública (0,31%). O setor do Comércio fechou janeiro com uma variação negativa de 0,96%, registrando 157 desligamentos ao longo do mês, contra 119 admissões.

Em âmbito regional – considerando os municípios da região de Campinas – das 26 cidades analisadas, a cidade com a maior diferença Admissão X Demissão foi Espírito Santo do Pinhal, com um saldo de 171 admissões a mais. A segunda cidade é Indaiatuba, com 116, seguida de Paulínia, com 107, e Monte Mor (103). Amparo está na 14ª posição, com um saldo de 13 postos a mais. Já o município com a maior diferença entre contratações e demissões foi Morungaba, com apenas 96 postos criados contra 696 demissões, revelando um saldo negativo de 602 empregos.

De acordo com o economista Laerte Martins, o desemprego atinge 12% da População Economicamente Ativa (PEA) na região de Campinas, mas, com os números atuais da economia, a expectativa é de que esse índice caia para menos de 10% ao final de 2017. “A redução da taxa de juros e a tendência de melhora do Produto Interno Bruto (PIB) são elementos que mostram uma tendência de recuperação da economia”, explica.



Outras notícias