14.03 – Perdeu os documentos? Saiba o que fazer

É comum, principalmente durante período de festas, perda, furto, roubo ou extravio de carteira de identidade, de motorista, CPF, cheques ou outros documentos. Quem vivenciou essa situação precisa tomar algumas providências para evitar fraudes ou golpes em seu nome.

A primeira providência a se tomar é registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Mas isso só não basta. É importante a inclusão do desaparecimento no “SOS Cheques e Documentos”, um serviço da Boa Vista SCPC oferecido pela ACEA que informa ao mercado de que há algo de errado naquela documentação.

“Para fazer um registro é simples e gratuito. O cidadão deve comparecer até o balcão de atendimento da ACEA portando o Boletim de Ocorrência. O alerta é registrado na hora”, informa a assessoria da entidade.

Ainda segundo a ACEA, entidade parceira da Boa Vista SCPC na cidade, a própria vítima pode fazer a exclusão quando necessária. “As informações ficam disponíveis no sistema por cinco anos e o próprio cidadão pode fazer o pedido de exclusão a qualquer momento”, informa. “Após cinco anos, caso seja necessário manter o aviso, é necessário fazer novo pedido e apresentar o Boletim de Ocorrência”, diz.

Como funciona?

Uma vez registrado o desaparecimento no documento, cada vez que um lojista consultar o número do CPF, um alerta é disparado com a informação de que a documentação foi furtada, roubada, extraviada ou perdida”, explica a ACEA. “Isso evita que o nome da vítima seja usado indevidamente para golpes”, conclui.



Outras notícias