23/04 – Dúvidas Frequentes

  1. O que significa “Consultas Anteriores” (passagens) nas consultas?

Indica por onde o consumidor (PF) ou empresa (CNPJ) solicitou crédito sendo seus dados consultados e analisados pela empresa para liberação de crédito.

 

  1. O que é SCORE?

O score é uma ferramenta que se utiliza de cálculos estatísticos para indicar a probabilidade de ocorrência de eventos de inadimplência de grupos de pessoas em um determinado horizonte de tempo, auxiliando consumidores e empresas a realizarem negócios a crédito, com mais segurança e agilidade, reduzindo os custos envolvidos nas operações creditícias.

 

  1. Qual a melhor forma de fazer cobrança?

Na cobrança de débitos o consumidor inadimplente não pode ser exposto ao ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. É importante lembrar que o consumidor cobrado em quantia indevida poderá ter direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável. (Art. 42, do CDC)

A melhor forma de fazer cobrança é enviando cartas, pois, desta forma o consumidor não poderá alegar constrangimento. Além disso, incluir o registro no banco de dados é uma eficiente ferramenta para a recuperação do crédito.



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