27/03 – Vendas no varejo paulista tiveram queda de 5% em janeiro

Pesquisa ACVarejo, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que em janeiro de 2017 o volume de vendas do varejo ampliado paulista caiu 5%, na comparação com dezembro de 2016.

Em relação ao movimento apresentado em dezembro, a retração de janeiro foi levemente menor – na comparação entre novembro e dezembro, a queda foi de 5,7%, considerando a mesma base de comparação.

A pesquisa da ACSP inclui também segmentos como material de construção e automóveis.

De acordo com o boletim emitido pela ACSP, as quedas continuam sendo explicadas pelo maior desemprego, pela redução da renda e pela menor disponibilidade de crédito.

SETORES

Nos últimos 12 meses terminados em  janeiro  houve  redução  no  volume  de  vendas  de praticamente todos os setores considerados, principalmente nos casos das lojas de móveis e decorações (-14,2%) e de vestuário, tecidos e calçados (-11,3).

A exceção continuou sendo o segmento de autopeças e acessórios, que mostrou elevação na quantidade vendida (4,5%).

Os dados relativos aos setores se referem ao comércio do Estado de São Paulo.

A pesquisa ACVarejo é elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e de índices de inflação setoriais extraídos da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

 

CLIQUE PARA VER NA ÍNTEGRA O ESTUDO DA AC VAREJO

 



Outras notícias