A Associação Comercial e Empresarial de Amparo completou 64 anos no último mês.

A Associação Comercial e Empresarial de Amparo completou, no dia 23 de Fevereiro, 64 anos de existência, representando o empresário amparense e a população da cidade.

Onde tudo começou
Fundada no dia 23 de Fevereiro de 1951 às 19h30 na rua Capitão Miranda, nº 104, a ACEA foi resultado de uma fusão envolvendo duas associações: Comercial e Industrial. Os membros associados à estas duas entidades passaram a compor o rol associativo da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Amparo, conhecida à época como ACIAA.

No ano de 1956, a ACIAA aperfeiçoou sua primeira sede, localizada naquele mesmo endereço. O proprietário do Escritório Atlas, Régis Bueno Schlittler Silva, gentilmente cedeu à ACIAA uma sala para suas instalações, sob presidência do Sr. Virgílio da Silva Nogueira.

Sob o comando de José Carlos de Camargo Campos, os membros da ACIAA reuniram-se para compor a nova diretoria, que se encontrava inativa e com o quadro associativo contando com poucos sócios. Com a diretoria escolhida e sob a presidência de Carlito Campos, a ACIAA voltou a receber mensalidades dos associados e a fazer campanhas para angariação de novos sócios, mensalidade esta cobrada de acordo com o capital social da empresa.

A ACIAA ficou localizada na Rua Capitão Miranda por 20 anos, até que, em 1971, o então presidente e proprietário Carlito Campos cedeu uma sala no 3º andar do Edifício Maria Lúcia, situado na Rua Comendador Guimarães, nº 25.

No ano de 1972, a ACIAA trouxe para Amparo o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, serviço que fornece informações restritivas de todo o Brasil para auxiliar empresas a avaliar consumidores e realizar vendas a crédito a pessoas físicas e jurídicas com segurança. Os primeiros diretores do setor foram Wanderley Montini, ainda em atividade, e José Carlos Marchi. No ano de 2014, o SCPC de Amparo fechou o ano com um total de 77.810 consultas de pessoas físicas por ano. Em Dezembro de 2014, o SCPC Amparo chegou a aproximadamente 17 mil consultas de pessoa física e aproximadamente 500 consultas de pessoa jurídica, garantindo a segurança do comércio de Amparo.

Em 1974, foi criado um evento que se tornou tradição na cidade: o ‘‘Mãe do Ano’’, atualmente conhecido como Mãe-Símbolo, que homenageia a todas mães amparenses, representadas pela mãe que é escolhida dentre as várias inscritas no concurso. Durante o período de inscrições, a ACEA recebe dezenas de cartas, que passam por uma comissão julgadora. Essa comissão seleciona algumas histórias de vida e, entre elas, seleciona aquela que representará as mães de Amparo.

Com o sucesso do concurso Mãe-Símbolo, a Associação criou, em 1986, nos mesmos moldes, o concurso Pai-Símbolo, que escolhe quem representará os pais amparenses. Neste ano de 2015, o concurso completará sua 28ª edição. No mesmo ano, foi criado o concurso Operário Padrão, hoje extinto.


Escolha da mãe-símbolo de 1979, Alzira Alves Roque, no Largo do Rosário.

Em 1994, ainda como ACIAA, A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Amparo transferiu suas atividades para sua nova sede, na Rua Treze de Maio, nº 291 – A (esquina com a Rua Oswaldo Cruz).

Como novidade em Amparo, no ano de 1999, começa a funcionar na ACIAA o Balcão Sebrae, programa que oferece consultoria empresarial a empreendedores formais e informais, passando todas as informações necessárias para abrir um negócio.

Em 2000, a ACIAA muda novamente sua sede, desta vez para a Galeria Montini, sala 09.

Em 2001, até então com 264 associados, a ACIAA aprova a instalação, em sua unidade, do Posto Avançado do Sebrae para auxiliar o micro e pequeno empresário. Além disso, a Associação apresenta um novo departamento ao associado: o Marketing.

Após aprovado pelos diretores, em 2002 a Associação Comercial aluga uma nova sala para o melhor atendimento ao público. A ACIAA passa, então, a contar com o funcionamento nas salas 08 e 09 da Galeria Montini, sede atual da Associação Comercial e Empresarial, que, neste ano, já contava com 301 associados.

Projeto Empreender
Já funcionando na nova sede, deu início em Amparo o Projeto Empreender. Inicialmente desenvolvido por 3 Associações – Associação Comercial e Industrial de Santa Catarina, Blumenau, Brusque e Joinville – com parceria do Governo Alemão, foi idealizado em 91. As Associações participantes criaram a Fundação Empreender, que desenvolve a metodologia para disseminá-la por todo o Brasil e América Latina. O resultado analisado deste processo levou a FACISC – Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina – e o Sebrae/SC, a partir de 97, a implantar o piloto do projeto Empreender em mais estados do Brasil: AL, BA, MA, MG, PE, PR e SE.
Ao final de 2001, o projeto já havia sido implantado em 201 municípios de 8 estados brasileiros, beneficiando diretamente 12.183 micro e pequenos empresários, distribuídas em 901 Núcleos Setoriais. A parir do ano seguinte, iniciou-se a expansão do Projeto Empreender em todos os estados do Brasil, visando atingir mais 60 municípios e beneficiar outras 32.500 micro e pequenas empresas.
Em parceria com o Sebrae e com a CACB, a FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), em 2002, inicia o Projeto em 116 municípios do estado de São Paulo, incluindo Amparo. Na cidade, foram diversos núcleos atendidos: panificadoras, oficinas mecânicas, lojistas, vídeos locadoras, cabeleireiros, etc.

Juntamente à maioria das Associações Comerciais e atendendo à orientação da FACESP, em 1994, a ACIAA muda seu nome para Associação Comercial e Empresarial de Amparo (ACEA).
Em 1995, Para atender com mais eficiência e rapidez nossos associados, foi implantada a URA (Unidade de Resposta Audível), que consistia em um aparelho através do qual possam ser digitadas opções no atendimento eletrônico, além de ficar disponível ao consultante 24 horas por dia. Esse serviço automatizou ainda mais o SCPC, deixando de ser necessário o atendimento direto com um operador da entidade, o que tornou a consulta mais discreta e menos onerosa ao associado. Também já era possível fazer consultas através da internet.
Além disso, foi implantado o sistema de cobrança por boleto bancário, trazendo facilidade tanto ao associado quanto à ACEA.

Serviço de Recuperação ao Crédito
Em 2006, entra em funcionamento o Serviço de Recuperação ao Crédito -SRC.
O serviço realiza uma cobrança amigável e personalizada de pessoas físicas e jurídicas, em favor das empresas associadas e conveniadas ao sistema. Atua como forma de intermédio entre o devedor e o credor, quando há interesse em fazer um acordo, parcelando seu débito.
Quando regulada a situação, providencia a regularização do devedor quanto ao SCPC, quando autorizada pelo associado usuário.

Certificação de Origem
Em 2007, a Associação começa a contar com um novo serviço: a Certificação de Origem. Este certificado atesta o local de produção da mercadoria, o que pode ser exigido por alguns países importadores. O Certificado de Origem garante que o produto exportado é nacional e atende às Normas de Origem fixadas no acordo.

Lista Telefônica ACEA
Com sua 1ª Edição lançada em 2012, a Lista ACEA consolida-se hoje como um forte potencial para o segmento de listas de Amparo. Já em seu primeiro ano, foi lançada apresentando diversos diferenciais como anúncios maiores, horários de ônibus intramunicipais, visual contemporâneo, o já tradicional disk alimentação, com cardápios dos melhores deliverys da cidade, além de ser a primeira lista genuinamente amparense. É um investimento que gera renda para o município, desenvolvendo e alavancando o comércio de Amparo. Isso auxilia direta e indiretamente a população da cidade.

Amparo Emprega
Outro serviço lançado pela ACEA aos empresários, em 2014, foi o site Amparo Emprega, que funciona como uma ponte entre a empresa e o público. Nele, as empresas cadastram suas vagas de emprego com as informações que desejam. Os interessados nestas vagas cadastram seus currículos, que são enviados à empresa contratante. Todos os serviços, tanto para os anunciantes quanto aos interessados, são gratuitos. O site hoje conta com uma lista de mais de 80 empresas anunciantes de Amparo e região divulgando diretamente oportunidades em emprego em diversas áreas de atuação.

Ex-Presidentes ACEA.

Nossos 64 Anos
No último mês, completamos 64 anos de funcionamento. São 64 anos desenvolvendo várias atividades, com um orçamento bem elaborado e administrado, cumprindo à risca todos seus compromissos. A Associação Comercial conta hoje com um quadro de aproximadamente 400 associados que, através do apoio dado à Associação fazem com que tenhamos maior peso na representatividade a que proporcionamos em nosso município, zelando pelo bem estar da população e contribuindo para o desenvolvimento de Amparo.
Além destes serviços, oferecemos outros serviços como Treinamentos, Convênios, Locação de Sala de Treinamentos, DVDteca aos associados, RevistACEA e Serviços de Fax.

Em nome de todos os colaboradores e diretores da Associação Comercial de Amparo, nosso muito obrigado a você, empresário, comerciante e à população de Amparo, que nos apoiou durante todos esses 64 anos, e que fazem com que a ACEA cresça cada dia mais, fortalecendo o comércio amparense e nosso município.

NOSSO MUITO OBRIGADO!



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