ACEA realizou Palestra sobre Código de defesa do consumidor

No dia 05 de junho, a Associação Comercial e Empresarial de Amparo, em parceria com a Fundação PROCON de São Paulo, realizou uma palestra sobre o Código de Defesa do Consumidor, voltada aos empresários de nossa cidade. Abordando a abrangência da fiscalização do Procon, os procedimentos frente às denúncias que aparecem e meios para as empresas não serem vítimas das mesmas.
Um dos tópicos mais discutidos foi a forma correta de colocar o preço nas mercadorias. Junto a isso houve abordagem sobre os cheques, explicando como trabalhar com eles de acordo com o CDC e dicas gerais para o dia a dia do comerciante.
Diversos representantes de nosso comércio, dentre eles, proprietários, gerentes e funcionários estiveram presentes e aprovaram e a aproximação entre comerciante e Procon.
Confira algumas dicas deixadas pelo Procon:

• O PAGAMENTO COM CARTÃO É CONSIDERADO PAGAMENTO À VISTA;
• CHEQUE É TÍTULO DE PAGAMENTO À VISTA AO PORTADOR;
• NÃO PODE HAVER DIFERENÇA DE PREÇO PARA PAGAMENTO COM CARTÃO E PAGAMENTO EM DINHEIRO;
• É PRÁTICA ABUSIVA A IMPOSIÇÃO DE LIMITES DE COMPRA PARA USO DO CARTÃO NO ESTABELECIMENTO;
• NAS COMPRAS COM CARTÃO DE CRÉDITO, O COMERCIANTE DEVE SOLICITAR A APRESENTAÇÃO DE UM DOCUMENTO DE IDENTIDADE.

Na ocasião houve doação de alimentos, que foram destinados ao Asilo de Amparo.

Confira 2 depoimentos de empresas participantes:

“Achamos esclarecedor, pois tiramos dúvidas de nosso cotidiano. Absorvemos de maneira clara e objetiva vários pontos do código de defesa do consumidor.” – Evolução

“Uma palestra interessante que apontou a forma de exposição dos preços na vitrine e as orientações que damos aos nossos clientes sobre os juros em parcelamentos. Apenas queríamos que a palestra fosse mais longa, as dúvidas fluem e em meio a isso o tempo passou muito rápido.” Lojas Montini



Outras notícias