Associação Comercial registra comparativo de vendas do Dia das Mães

No geral, as vendas do Dia das Mães foram fracas para o comércio no país. Comparado ao mesmo período de 2014, o final de semana do Dia das Mães obteve uma queda de 3,9%. É a primeira vez em 13 anos que as vendas apresentam uma queda com relação ao ano anterior. Na cidade de São Paulo, a queda foi ainda mais significativa: na semana da comemoração, as vendas caíram 4,9%. Já no final de semana, foi registrada uma queda de 6%.
Na cidade de Campinas, porém, houve um aumento com relação ao ano de 2014. Segundo dados da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), o setor faturou R$ 439 milhões, o que denota um aumento de 3,29% em relação ao ano precedente, ficando acima das expectativas da entidade, que esperava um aumento de 2,8%.
Segundo dados apontados pelo ICV SAZ (Índice de Consumidores do Varejo Sazonal) e divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), o fluxo médio diário de pessoas em lojas, comparado ao Dia das Mães 2014, caiu 9,4%.

Vendas registram queda de 9,4% no fluxo médio diário de pessoas em lojas.

Em Amparo, a Associação Comercial realizou uma pesquisa de mercado para avaliar o comportamento de vendas no Dia das Mães, em comparação a mesma data do ano anterior. No comércio local, foram entrevistadas algumas empresas de diferentes ramos de atividades.
No mercado de calçados, as vendas obtiveram um aumento de 10% a 20% comparado a 2014, superando as expectativas de 60% dos empresários entrevistados, que disseram que o movimento na época da comemoração foi o esperado. Mesmo assim, garantem que o fluxo de pessoas caiu em relação ao ano anterior.
As vendas do Dia das Mães foram satisfatórias aos empresários do ramo de eletrônicos. No geral, os pesquisados atribuíram um aumento de 10% a 20% das vendas (75%). Porém, o período próximo ao Dia das Mães não atendeu ao número esperado de consumidores, ficando abaixo da meta estabelecida.



Outras notícias