Coluna M. Mazza: Empreendedor VOCÊ é uma MARCA FORTE?

Olá.
Este mês trataremos de um assunto importante para sua empresa: a marca do líder.
Caro empreendedor você é um líder que impacta positiva ou negativamente sua equipe?
O que você tem feito para extrair o melhor de cada colaborador na sua empresa?
Você é aberto a críticas, a sugestões ou trabalha muito, porém está engessado dentro de seus próprios conceitos e ideais e acredita que você e somente você sabe o que é melhor para tudo e para todos?
Sua empresa é uma grande colméia onde cada inseto ao nascer é encaminhado a um setor e lá cumpre religiosamente sua função até morrer ou você é um líder atento e está aproveitando o potencial de cada profissional?
Vou contar um pouco sobre mim para que você, caro leitor, me compreenda. Hoje estou iniciando minha 3ª graduação, sou apaixonada pela minha profissão de palestrante e escrevo esta coluna por prazer e pelo desejo de auxiliar o micro empreendedor, aquela pessoa que não pôde se graduar e que muitas vezes peca pelo desconhecimento, pois não podemos guardar o conhecimento somente para nós, ele precisa ser espalhado aos quatro ventos para beneficiar quem estiver atento e abocanhar seu quinhão. Conto essas coisas porque no passado, tive a sorte de ter uma gerente muito rígida, muito brava, mas que soube extrair o melhor de cada equipe que ela gerenciou com mão de ferro. Éramos em 15 profissionais, todos hoje são graduados e ocupam postos de destaque na organização, e mesmo os que foram demitidos ou demitiram-se são gratos a essa gerente pela sua atuação, pelo apoio e até mesmo pelas broncas que ela nos deu, porque ela nos direcionou positivamente tanto em nossa carreira bem como em nossa vida pessoal e profissional.
Essa gestora foi uma grande mulher, tão justa quanto severa, e devo a Deus e a ela minha trajetória hoje. Sinto-me completa como profissional e a cada equipe que passar pelas minhas mãos eu me pergunto se pude “dar” um pouco do meu conhecimento, da garra e da determinação que aprendi com essa gestora.
Ela me motivou, me corrigiu, me instruiu e me apoiou. Foi duro, não foi nada fácil trabalhar ao lado de uma pessoa que exigia de sua equipe uma precisão cirúrgica no trabalho, pois ela dizia que “se um cirurgião errar, ele mata ou aleija alguém e que na nossa empresa éramos como cirurgiões, portanto, proibidos de errar.” Mas tive reconhecimento pessoal, financeiro e profissional ao lado dela.
Hoje, minha postura profissional é muito parecida com a dela, nos encontramos ás vezes para um teatro, um jantar e rimos e choramos de saudade daqueles tempos. Somos amigas. Mestra e pupila. Uma líder nata.
E você? Quer passar pela vida como mais um chefinho ou quer amar, cuidar, apoiar e amparar sua equipe em benefício para sua empresa e para essas pessoas?
Tenho certeza que você deseja ser um líder inspirador e forte. E pode ser. Ame as pessoas. Importe-se com elas. Exija de cada um de seus colaboradores o máximo. Mas não se esqueça de recompensá-los por isso. Moral e financeiramente.
Forte abraço e até a próxima.



Outras notícias