Coluna M. Mazza: GERENCIANDO EQUIPES E PERSONALIDADES

Olá. Um assunto cada vez mais em pauta são as personalidades, potencialidades e captação de talentos nas organizações. Há pouco tempo atrás, contratava-se apenas um funcionário, hoje as empresas preocupam-se em contratar (e reter) talentos.
Isso é muito bonito na teoria, mas na prática, somente umas poucas organizações tem uma equipe de gestão de talentos (Recursos Humanos) realmente preparada para dar suporte ás necessidades do indivíduo e uma diretoria preocupada em reter talentos.
Em meio a tudo isso somam-se as diferenças culturais e de personalidades, que geram conflitos nas equipes e pode propiciar a fuga de um talento em sua empresa.
O site www.ogerente.com expos uma observação muito interessante sobre conflitos nas organizações: “Os gerentes frequentemente culpam “conflitos de personalidade” pelos problemas, ou dizem que funcionários “simplesmente não tem a atitude correta”. Esta é uma saída fácil para a maioria dos gerentes – não podemos fazer nada sobre personalidade ou atitudes (a não ser pedir a uma pessoa para mudá-la), portanto nos sentimos seguros em afirmar que a baixa produtividade não é nossa culpa e que nossos empregados seriam eficientes se fizessem um esforço.”
Existem 16 fatores que explicam os comportamentos, os conflitos e como gerenciar tudo isso?
É simples. Mude a atitude e mudará o comportamento. Esteja atento á sua equipe, mantenha ativo os processos de: gerenciamento de grupo, gerenciamento de conflito, negociação, retroalimentação (já vimos na coluna anterior Ago/2012 o processo de feedback) e mantenha vivo o compartilhamento de informações entre os membros de seu time.
É importante o gestor saber que não importa quem é quem no grupo e sim como esses indivíduos interagem entre si.
Faça pesquisas e conheça mais sobre o assunto nos sítios recomendados ao final dessa matéria, com todas as 16 características de personalidade e como minimizar atritos em sua empresa.
Promova o bem estar e extraia o máximo de cada profissional de sua equipe e bons negócios!
Forte abraço.
Fonte: http://www.ogerente.com.br/gestao/ffmba/ffmba-cap4-comportamento_organizacional.htm página visitada em 20/07/2012



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