Coluna M.Mazza: Gestão Estratégica de pessoas

Olá.
O assunto desse mês é sobre Gestão Estratégica de Pessoas.

Muito se fala em sustentabilidade, em visão, missão e valores nas organizações mas o que se observa é que nas PMEs (pequenas e médias empresas) as pessoas são promovidas e ocupam cargos de liderança não por mérito, mas por amizade ou por pertencer á família do sócio da empresa, muitas vezes sem ter o devido preparo e escolaridade para gerenciar pessoas.
O que as empresas precisam é contratar adequadamente e promover seu pessoal, praticar o marketing de incentivo, pois o cliente está insatisfeito com o tratamento recebido no comércio de rua, se sua empresa fizer pesquisa de opinião vai se assustar com os resultados!

Na TV a cabo existe um programa chamado UnderOnbusdman, e nele, o dono da empresa visita a mesma disfarçado, irreconhecível, e é colocado para trabalhar no cargo mais baixo, onde tem oportunidade de ouvir os funcionários, fazer amizades, conhecer os problemas e as dicas de mercado dessas pessoas. Num episódio o dono de uma empresa de fastfood descobriu que a pessoa que ele considerava ser seu melhor gerente era um monstro com a equipe, racista, modelador (chefe que grita e não admite que se faça o trabalho de outra forma, não ouve opiniões, não pode ser contrariado), e que os funcionários ficavam doentes e pediam pra sair por causa do tratamento recebido desse gestor. Descobriu também a inteligência e o amor pelo trabalho e pela empresa em outra funcionária, que fez por conta própria uma pesquisa com os clientes e informou ao “novo colega” sem saber que era seu patrão, que a direção da empresa tinha errado quando parou de vender os doces com chocolate e colocou á venda somente os doces feitos com maçã, porque naquela cidade, os doces com maçã eram consumidor somente no Dia de Ação de Graças, e a população não tinha isso como um hábito, ao contrário dos doces com chocolate, que eram vendidos diariamente e isso abaixou as vendas de lanches, a simples falta da sobremesa correta para aquela população/região.

Observe seus funcionários: eles estão sempre alegres? Chegam na hora? Olham o relógio de 05 em 05 minutos contando os minutos pra irem embora? O gestor deles veio “do mercado” ou é alguém da sua família? Seus funcionários tem liberdade de expressar desejos, medos, anseios, problemas com você ou tem que usar somente esse canal de comunicação que seria um parente seu ou algum funcionário com muitos anos de casa? Eles confiam nessa pessoa a ponto de abrirem-se com ela?

Você contrata corretamente? Sabe demitir? Sabe promover?

Usa Marketing de Incentivos com sua equipe? Ou quer sempre extrair o melhor resultado dela sem dar algo em troca? Veja a definição de Marketing de Incentivo extraída do website infoescola.com “O marketing de incentivo visa motivar os profissionais de uma empresa, explorando o máximo do talento e potencialidade do funcionário. As empresas que utilizam o marketing de incentivo percebem que a ação implementada desta forma reforça as atitudes do profissional de forma duradoura. Ele é muito usado em equipes de vendas, distribuidores, revendedores, pós-venda, assistência técnica, qualidade, atendimento e demais setores de uma empresa. Oferece-se recompensa por bons desempenhos alcançados pelos funcionários. O marketing de incentivo é implementado através de campanha criativa e bem direcionada ao setor específico, sempre oferecendo prêmios e bonificações que sejam desejadas pelos funcionários. Utilizado para aumentar vendas e receitas, reduzir estoques, aumentar a demanda, implementar o lançamento de produtos, conquistar e manter clientes e diminuição de custos. Por outro lado, o marketing de incentivo serve para o desenvolvimento do funcionário na empresa, e para que o mesmo mostre suas atitudes profissionais. A competição entre os funcionários para o alcance das metas não pode se tornar em algo hostil. É necessário que as metas sejam possíveis, pois a impossibilidade inconstante desestimula o funcionário, deve ser metas de vendas, atendimento, planejamento ou de demais funções condizentes com a realidade de mercado da empresa.”
A Gestão Estratégica dos Negócios tem sido constantemente discutida no sentido de perpetuar o capital; e a participação da área de Gestão de Pessoas neste processo é de vital importância.
Ao implantar um programa desses, procure alinhá-lo com a estratégia da empresa, definindo as competências organizacionais de cada função e dos colaboradores. Além disso, deve servir de embasamento para o desenvolvimento de um plano de treinamento e na criação de um fluxo de trabalho para auxiliar no processo decisório de contratação, capacitação, desenvolvimento e retenção de talentos, proporcionando informações preciosas para todo o planejamento estratégico da empresa.
O principal objetivo dessa reestruturação interna e implementação desses processos é auxiliar a sua empresa a conduzir seus colaboradores a executar os objetivos e metas propostos para o ano, maximizando a rentabilidade e aumentando a participação de mercado da empresa.

Concluindo: é possível implantar um programa de gestão estratégica alinhado com os objetivos da companhia em apenas nove meses. Desta forma, todos podem adotar um sistema eficaz de Gestão de Pessoas, considerando-se os princípios e valores culturais da organização. Fale com seu consultor!
Forte abraço.



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