Coluna M.Mazza: Promessa de Ano Novo x Empreendedorismo x Planejamento

Olá.
Esta é a última coluna de 2013, ano cheio de acontecimentos, alguns excelentes, como mudanças nas leis e conscientização da sociedade para temas há muito evitado como a união civil estável entre pessoas do mesmo sexo e como não falar do terrível acontecimento no laboratório de pesquisa com animais? Fatos lamentáveis aconteceram para que viesse á tona necessidades de mudança urgentes em nossa sociedade, o brasileiro precisa ver menos novela e futebol e passar a se interessar por algo além de seu diminuto mundinho doméstico, de sua rotina e de seu microcosmo.
A sociedade mudou, a estrutura familiar (antes patriarcal) mudou e é latente que haja legislação e aculturamento que estabeleçam novas regras e valores.
Nas empresas, as mudanças são ainda mais necessárias e iminentes. Você, empreendedor, já fez seu plano de negócios para 2014? O que esperar desse ano? O novo ano promete ser um ano de mudanças socioeconômicas, políticas (teremos eleições gerais), culturais (a sociedade clama por novas leis, como os direitos civis das minorias, novas formas de pesquisa laboratorial, melhorias no transporte público, no policiamento, etc.) e como país sede da Copa, setores do TIC – Tecnologia, Informação e Comunicação precisam de investimento e planejamento para acompanhar essas mudanças.
Em ano de Copa, todo e qualquer setor pode lucrar em cima do assunto, por exemplo: você atua no ramo de lingerie e está quebrando a cuca para adaptar seu segmento á linguagem da Copa? É simples: decore sua vitrine com sua mercadoria refletindo as cores dos países que estão jogando no dia/semana correspondente, por exemplo, promova sorteio de brindes entre os clientes que comparecerem em seu estabelecimento nos dias de jogo do Brasil, quando o movimento cai, essas são estratégias simples e excelentes para alavancar seus lucros.
Inicie o ano de 2014 sabendo o que aconteceu de bom e ruim em 2013 em sua cidade/segmento/empresa e renove suas forças com um planejamento ajustado, mais agressivo e totalmente possível de ser alcançado para 2014.
Faça o inventário de seu estoque, administre muito bem seu fluxo de caixa, contrate e demita com segurança, tendo em caixa as quantias necessárias para suas ações e inicie o ano com uma equipe motivada, treinada, e porque não, de uniforme novo, contrate uma equipe de limpeza e manutenção, pinte as paredes, mude a posição dos móveis e equipamentos, isso ajuda a elevar o astral de sua equipe, promove melhorias em seu estabelecimento e gerará curiosidade nos seus clientes!
Um espelho bem posicionado, um quadro novo, um sofá confortável que está jogado em algum cômodo de sua casa pode ganhar novo revestimento e fazer a alegria e o conforto de seus clientes quando estiverem em seu estabelecimento!
E sua equipe? Estão cientes da visão, missão e valores de sua empresa? O que você, empreendedor tem feito para estimular esse conhecimento, esse trabalho em equipe, formou um time de sucesso?
Ofereça treinamento, apoio, seja um gestor de pessoas, desenvolva as pessoas sob sua liderança, planeje seu orçamento, seus ganhos e perdas, controle o fluxo de caixa, o investimento em estoque, deixe todos de sua equipe cientes da necessidade urgente de economizar água, luz, telefone, para o bem da empresa (empresa lucrativa retorna esses lucros em melhorias para a equipe), dê opinião, estimule, não cobre somente!!!
Vamos nos comprometer em adaptar as empresas de Amparo para o mercado consumidor, mantendo o foco no cliente, nas equipes, no mercado mutante nacional, participando de palestras, seminários e treinamentos e realmente pondo em prática as dicas e consultorias desses profissionais, que abrem mão de horas de descanso e lazer para cruzar as estradas do Brasil levando conhecimento e experiência de mercado! Assistiu a uma palestra? Participou de um seminário, de um treinamento? Que tal colocar em prática esses conhecimentos IMEDIATAMENTE?
Vamos juntos e com o apoio fundamental da ACEA Amparo fazer de 2014 um ano memorável para os empreendedores amparenses. Essa será nossa “promessa de Ano Novo”.
Bons negócios.



Outras notícias