COLUNA M.MAZZA: Treinamento: Acredite neste milagre!

 Olá.
Na coluna de Maio, o tema empreendedorismo foi abordado de um modo diferente: o empreendedorismo pessoal. Ainda nessa linha, quero compartilhar com você, leitor, uma experiência vivida recentemente. Estava ministrando aula de Vendas Consultivas para um grupo de 30 profissionais da área comercial e dividi essas pessoas em 15 duplas para aplicar um exercício simples, que exigia um pouco de reflexão: os alunos deveriam analisar o crédito de um consumidor sob as regras de 3 lojas do mesmo segmento e decidir se cada uma das três lojas aprovava o crédito desse cliente ou não.
Como a equipe em treinamento era homogênea, composta de pessoas de todas as idades e muitas delas tinham anos de experiência na área comercial, supus que em no máximo 20 minutos os exercícios estariam resolvidos.
Para minha surpresa, após 01 hora de explicações e auxiliando as duplas, muitos dos alunos sequer tinham entendido o que foi proposto nos exercícios. Nem com calculadora nas mãos, alguns conseguiram calcular o valor das prestações e o total do crédito do cliente… Não conseguiam entender o que cada loja tinha que fazer para analisar o crédito do cliente!!! E estava escrito em palavras simples, o exercício proposto faz parte do cotidiano desses profissionais! Porque eles não entenderam a atividade? Qual era a dificuldade? Sair da zona de conforto e … PENSAR!
O que nos leva ao tema da coluna desse mês: os efeitos do treinamento constante na sua equipe.
Percebi que por mais que as pessoas sejam “experientes” e tenham anos de casa, o treinamento constante, o olhar apurado do empreendedor sobre a equipe trará os resultados almejados. Pessoas sem treinamento e sem o crivo do “patrão” sobre suas atividades erram mais e perdem o hábito de raciocinar, o cérebro fica preguiçoso, o sujeito vive na zona de conforto.
Mude as pessoas de área dentro da empresa, mude as duplinhas, tão comuns no ambiente de trabalho, faça com que de tempos em tempos todos na sua empresa tenham estagiado pelo menos 01 semana em todas as áreas, pois isso irá higienizar a mente da equipe, produzirá resultados positivos permitindo o conhecimento geral do funcionamento da empresa e do negócio e contribuirá para que todos possam fazer novas amizades e saiam da rotina, que mata o tempo, mata o cérebro.
Não deixe sua equipe e nem mesmo você na zona de conforto, pois o empreendedor deve ser o primeiro a sinalizar as mudanças e fazer saber a sua equipe que ele é o capitão do time, mas todos tem que remar juntos, para alcançar os resultados.
Empreendedor, participe dos treinamentos com sua equipe, recicle sua mente, mude o caminho de casa para o trabalho, troque o café-com-leite e o pão-com-manteiga de todo santo dia por uma salada de frutas ao menos um dia da semana, busque novos ares, saia da rotina. Coloque uma planta, um peixinho no local de trabalho, um quadro bonito nas áreas da empresa, traga uma máquina de café ou um microondas para a empresa, para todos usarem, promova uma vaquinha entre toda a equipe e faça um café da manhã gostoso e farto, cheio de coisas gostosas toda sexta-feira! Comemore os aniversários dos colaboradores no último dia útil do mês, com bolo e refrigerante. Coloque seu pessoal para estudar, mande-os para fazer treinamentos e participe de alguns deles!
Isso trará melhorias para seu corpo, sua alma, sua empresa e até para os seus relacionamentos.



Outras notícias