DIA DOS PAIS TERMINA COM QUEDA NAS VENDAS

Por Victor Corradini

O Dia dos Pais deste ano terminou em baixa para o comércio brasileiro. Em todo país, as vendas recuaram 0,8% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o desempenho das vendas neste ano foi pior do que o observado em 2014, quando as vendas superaram em 1,2% o resultado do mesmo período de 2013.

Neste ano, o Dia das Mães, a Páscoa e o Dia dos Namorados já haviam decepcionado, mostrando que nem mesmo as datas comemorativas mais importantes estão conseguindo colaborar para a movimentação da economia brasileira.

 

Em Amparo

A Associação Comercial realizou uma pesquisa sobre as vendas no período do Dia dos Pais com diversos estabelecimentos de diferentes segmentos de mercado da cidade de Amparo.

No segmento calçadista, a maior parte dos entrevistados (85,7%) afirmou que as vendas deste ano não superaram as expectativas dos comerciantes. A queda registrada foi de números que ultrapassam os 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com relação ao atendimento de pessoas, os mesmos 85,7% afirmam que não foi um número esperado de clientes atendidos, sofrendo uma queda de aproximadamente 30% com relação ao ano anterior.

No setor de eletrônicos, a expectativa dos comerciantes também não foi atendida: 40% dos entrevistados alegaram uma queda de 20% a 30% com relação ao ano de 2014. A mesma porcentagem foi alcançada com relação ao fluxo de pessoas nas lojas.

Já no setor de vestuário, a queda registrada foi menor, comparada aos outros segmentos pesquisados: aproximadamente 15% com relação ao mesmo período de 2014. Quando questionados sobre o número de clientes atendidos, 66,7% declararam terem atendido o número esperado, o qual, em comparação a 2014, sofreu uma leve queda de 10%. Isso mostra que os consumidores procuraram por presentes mais acessíveis, já que, mesmo com um fluxo de pessoas considerado bom pelos comerciantes, o faturamento com as vendas sofreu uma redução.

As vendas no período do Dia dos Pais foram insuficientes em todo Brasil. Em Amparo, no geral, as vendas sofreram uma queda de 10% a 20%, mesmo atingindo um número esperado de clientes atendidos.

Um dos comerciantes entrevistados acredita que, além de a queda ser reflexo da situação financeira que aflora o Brasil, ela está relacionada com a importância do Dia dos Pais aos consumidores. “Apesar de ser uma data comemorativa, o Dia dos Pais não possui a mesma relevância que o Dia das Mães, por exemplo. Quando presenteados, os pais acabam recebendo um presente de menor valor que os dados às mães.”, afirma.

A quantidade de consultas de pessoa física também apresentou queda neste período. Em comparação à semana do Dia dos Pais do ano anterior, quando foram registradas 2.066 consultas, neste ano tivemos uma redução de 12,3%, atingindo apenas 1.811 consultas. Foi o menor índice desde 2011, quando foram realizadas 1.751 consultas na semana do Dia dos Pais. Para esta pesquisa foram consideradas as consultas realizadas entre 03 e 10 de agosto.

“A diminuição nas vendas está diretamente relacionada ao desemprego, à alta inflação e à elevação dos juros e tributos. Isso faz com que o consumidor adote uma maior cautela em relação a seus gastos.”, afirma Juliana Cursino, responsável pelo SCPC da ACEA.



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