Impostômetro

Impostômetro atingiu R$ 400 bilhões

 

O Impostômetro, ferramenta que marca em tempo real o valor pago pela sociedade em impostos, taxas e contribuições ao país, estados e municípios desde o início do ano, chegou à marca de R$ 400 bilhões no dia 09 de março, por volta das 13h10.

 

Neste ano, a marca foi atingida um dia antes do registrado em 2015, o que mostra um leve aumento da arrecadação nominal de tributos. “O governo alega queda na arrecadação real (descontada a inflação), mas, para o contribuinte, o que prevalece é o valor nominal, ou seja, o que é efetivamente pago por ele”, afirma o presidente da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti. “E essa alegação do governo é usada para justificar o aumento, criação ou recriação de impostos, o que só vai aprofundar a crise”, complementa ele.

 

O Impostômetro está fixado na fachada da Associação Comercial de São Paulo, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista, e tem o intuito de conscientizar a população do quanto a sociedade gasta com impostos ao país e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços público de qualidade.

 

Tirano Tax

 

A calculadora Tirano Tax faz parte de uma campanha de esclarecimento que tem como objetivo conscientizar os brasileiros de cargas de impostos que incide sobre cada cidadão, mobilizando a sociedade na luta por uma maior transparência tributária.

 

Conhecer os impostos que paga é um direito de todo cidadão.

 

www.impostometro.com.br/tirano-tax



Outras notícias