Movimento do Comércio no Dia dos Pais não atendeu às expectativas

Movimento do Comércio no Dia dos Pais não atendeu às expectativas

 

O Movimento do Comércio no Dia dos Pais registrou o pior índice desde o início da série, em 2010. Comprovando as expectativas dos comerciantes para a data deste ano, as vendas registraram uma queda significativa comparada ao ano anterior.

 

Na semana que antecedeu o Dia dos Pais, de 08 a 14 de agosto, houve uma queda de 16,4% na comparação com o mesmo período de 2015. Considerando o final de semana que antecede a data (12 a 14 de agosto), a queda registrada foi de 19,4% comparado ao final de semana equivalente do ano de 2015.

 

Em relação às vendas no período, segundo pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, registrou-se queda de 5,2%. A pesquisa mostra que, em 2016, o recuo das vendas no Dia dos Pais foi ainda mais intenso que o observado ano passado, quando as vendas no comércio diminuíram 0,8% em relação ao mesmo período em 2014.

 

 

Segundo avaliação da ACEA, os resultados obtidos nas estimativas da Fecomercio SP mostram que o Dia dos Pais teve desempenho alinhado às outras datas e não traz grande alento ao varejo. As esperanças de que a data fosse indicar algum grau de recuperação (ou de resultados menos pessimistas) não se confirmou, apesar da melhoria da confiança do consumidor e do empresário. As vendas caíram o equivalente a R$ 4,3 bilhões, ou quase 11% em relação ao mesmo período no ano passado.

 

A intenção de presentear continua alta. Porém, neste ano houve um redirecionamento para os presentes de menor valor e geralmente pagos à vista, tendo em vista que os consumidores estão preocupados em não comprometer o próprio orçamento com compras parceladas. Isso pode ser observado visto a queda nas vendas parceladas: 7,15% menos que em 2015.



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