Quais são os mitos sobre empréstimos?

  Às vezes, donos de pequenas empresas não percebem que os empréstimos podem ser vantajosos para o crescimento do seu negócio. Abaixo, veja quais são os principais mitos sobre o assunto.

1. Contrair dívida significa que a empresa está indo mal
Gerações antigas acreditavam que tomar empréstimos significava por o negócio em uma espiral descendente. O empresário brasileiro ainda considera que a melhor forma de crescimento é via reinvestimento do lucro.

Mas, o capital tomado de terceiros, se utilizado para investimentos sólidos e bem avaliados, pode ser uma fonte importante de recursos, ainda mais em um cenário de taxas de juros em queda. Não significa declínio – pelo contrário, significa maior perspectiva de crescimento futuro.

2. Prefere ter controle do que crescer
O empresário brasileiro vive uma dicotomia entre controle e crescimento. Se forçado a escolher entre os dois, geralmente opta pelo controle à revelia do crescimento. Empreendedores brasileiros consideram que estão adquirindo um sócio oculto que limita seu poder de decisão quando fazem um empréstimo.

Com a sofisticação do mercado de capitais, empresários hoje têm à disposição várias formas de captar recursos de terceiros, via debêntures, empréstimos de longo prazo em bancos de desenvolvimento e mesmo linhas de bancos comerciais com juros mais amenos que no passado.

3. O custo de capital de terceiros é maior
Um bom empresário tem de conciliar três papéis: o de industrial (ou comercial), presidente e investidor. No último caso, o dono deve ser remunerado pelo custo de oportunidade do seu dinheiro na empresa. Embora o capital de terceiros seja oneroso, o capital próprio apresenta mais riscos, já que o patrimônio do empresário na empresa é ilíquido e sua fonte de recursos, escassa.

Assim, o capital próprio é mais caro que o capital de terceiros que, inclusive, apresenta benefícios fiscais. A empresa deve buscar o equilíbrio entre capital próprio e de terceiros por meio de uma estrutura de capital saudável que maximize as possibilidades de crescimento sem aumentar a possibilidade de falência.



Outras notícias