União já arrecadou mais de 100bi em 2016

União já arrecadou mais de 100bi em 2016

O ano mal começou e a arrecadação tributária da União já conta com números expressivos. Em apenas 15 dias do novo ano, o “Impostômetro”, ferramenta que marca em tempo real o total de tributos pagos pela sociedade brasileira à união, já marca R$106 bilhões arrecadados, informa a Associação Comercial de Amparo.

 

Com essa quantia, seria possível construir mais de 7.709.468 salas de aula equipadas. Este valor corresponde ao total de impostos, taxas e contribuições destinadas à União, aos estados e municípios.

 

Essa quantia foi atingida às 18h do dia 14 de janeiro, um dia antes do ano anterior, quando o “Impostômetro” atingiu R$ 100 bi em 15 de janeiro de 2015. Com esse montante, é possível fornecer cesta básica para toda a população por 2 meses, comprar 88.658.878 notebooks, construir mais de 95.514 Km asfaltado de estradas ou ainda mais de 1.156.420 Km de redes de esgoto.

 

Para o presidente da FACESP, Alencar Burti, o que se espera é que o governo consiga equilibrar suas contas, ao contrário do que ocorreu nos últimos anos. “Com essa atitude, não será necessário introduzir o CPMF, que é imposto ruim, que prejudicaria a desaceleração da inflação e contribuiria para agravar ainda mais a recessão, com impacto, inclusive, para a própria arrecadação”, afirma Burti.

 

O “Impostômetro”, instalado na fachada da Associação Comercial de São Paulo, à Rua Boa Vista, no centro da capital paulista, tem como objetivo conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Através do portal do “Impostômetro”, é possível acompanhar em tempo real a arrecadação tributária do Brasil (www.impostometro.com.br).



Outras notícias