Agosto Lilás em Amparo: ACEA e Prefeitura unem forças para criar espaços mais seguros para as mulheres
O mês de agosto é um chamado coletivo pela vida, respeito e dignidade das mulheres. Com o tema “Não deixe chegar ao fim da linha. Ligue 180”, a campanha Agosto Lilás 2025 marca os 19 anos da Lei Maria da Penha e reforça a luta contra a violência de gênero em todo o país.
Ciente do papel que o comércio e o setor de serviços exercem na construção de uma cidade mais acolhedora, a Associação Comercial e Empresarial de Amparo (ACEA) abraçou a campanha com ações concretas. Desde o dia 24 de junho, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, liderada por Marcela Camillo, a entidade vem promovendo encontros semanais com empresárias(os) de bares, restaurantes, casas noturnas, casas de eventos e similares. Os encontros acontecem na sede da ACEA e contam com a participação ativa da vice-presidente, Mara Guilardi, e da coordenadora Comercial e de Comunicação, Karine Gallo.
O objetivo é claro e urgente: mobilizar o setor para que estabelecimentos locais incorporem práticas alinhadas ao Protocolo “Não se Cale”, que atua no combate ao assédio e à violência contra a mulher em ambientes de lazer e entretenimento. Essa mobilização busca transformar a experiência nesses espaços em sinônimo de acolhimento, respeito e segurança para todas as mulheres de Amparo.
Além das reuniões, a ACEA participa da mobilização visual do Agosto Lilás: durante todo o mês, a sede da entidade e diversos pontos da cidade estão iluminados e decorados com a cor lilás, como símbolo da luta contra a violência doméstica e do compromisso coletivo com a proteção das mulheres. Entre os dias 21, 22 e 23 de agosto, vitrines, fachadas, uniformes e decorações do comércio local destacarão essa mensagem, reforçando o papel do empresariado na conscientização social.
“Nosso papel, enquanto representantes do comércio e dos serviços locais, vai além da atividade econômica. Temos uma responsabilidade social, e participar dessa mobilização é fortalecer valores de respeito e empatia que beneficiam toda a comunidade”, destaca Mara Guilardi, vice-presidente da ACEA.
A ACEA acredita que a união entre poder público, iniciativa privada e sociedade é fundamental para transformar realidades e construir ambientes mais seguros.