Nossa História

A Associação Comercial e Empresarial foi fundada no dia 23 de fevereiro de 1951, às 19h30, à Rua Capitão Miranda, 104, incialmente como Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Amparo (ACIAA), uma junção das Associações Comercial e Industrial. No início, sócios das 2 associações formaram o primeiro quadro associativo da entidade, com empresários visionários e engajados que viram e veem que o melhor modo de as coisas darem certo é caminhando todos juntos.

 

Da primeira sede à Rua Capitão Miranda, em 1971, a ACIAA mudou seu endereço para a Rua Comendador Guimarães, no Edifício Maria Lúcia, onde o então presidente da ACIAA, Sr. José Carlos de Camargo Campos, o Carlito Campos, gentilmente cedeu à entidade uma sala ao 3º andar do edifício.

 

Foi a partir de 1972, na gestão do Sr. José Baptista de Oliveira Junior, que foi instalado à ACIAA o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, que fornece informações para a tomada de decisões sobre vendas a crédito a pessoas físicas e jurídicas. A implantação deste serviço mudou o mercado de crédito da cidade, garantindo maior segurança aos consumidores, além de revolucionar o modo de os lojistas avaliarem o perfil de seus clientes.

 

Sempre valorizando os consumidores da cidade, em 1974 surgiu o Concurso Mãe do Ano, atualmente chamado Mãe-Símbolo, que homenageia as mulheres amparenses, donas de histórias de vida de dificuldades e batalhas. A premiação, nos primeiros anos, era realizada no largo do Rosário, local onde, em 1952, foi erguido o Monumento à Mãe Amparense.

 

Os pais batalhadores de Amparo não poderiam ser esquecidos. Portanto, em 1986 a ACIAA criou o Concurso Pai-Símbolo Amparense, seguindo a proposta do Sr. Gilberto Ferreira, diretor da entidade à época. O evento acontece aos mesmos moldes do Concurso Mãe-Símbolo: os interessados em inscrever seu pai ou representante deve enviar uma carta à Associação Comercial, contando a história de vida do candidato e todos os obstáculos enfrentados por ele para chegar até os dias de hoje. Estas cartas passam por uma comissão julgadora que elege o Pai-Símbolo em questão.

 

Em 1994, a ACIAA transfere suas atividades para a Rua Treze de Maio, esquina com a Rua Osvaldo Cruz, embaixo da Pizzaria La Fornalha, onde ficou até 2000, quando se instalou na Galeria Montini, primeiramente na sala 9, até 2002, quando foi aprovado a locação de uma segunda sala, onde até hoje se encontra.

 

Foi em 2003 que a ACIAA, atendendo à orientações da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), junto à maioria das Associações Comerciais do estado, alterou seu nome para Associação Comercial e Empresarial de Amparo (ACEA).

 

A ACEA conta, desde 2006, com o Serviço de Recuperação ao Crédito (SRC), mais um benefício à associados à entidade. Por ele, a Associação Comercial realiza a cobrança amigável e personalizada de pessoas físicas e jurídicas registradas como inadimplentes.

 

Pensando na capacitação de colaboradores e empresários do comercio amparense, foi implantado, em 2008, o Núcleo de Treinamentos. Também neste ano, o Jornal Interno ACIAA, o “AssociAmparo”, implantado em 1979 sob o comando de Geraldo dos Santos e Abel João de Melo, passou a receber algumas páginas coloridas. Foi o início da RevistACEA, informativo mensal da Associação Comercial com conteúdos devidamente pesquisados para mantermos nossos associados sempre bem informados e atentos às novidades da ACEA.

 

Em 2012, a ACEA lançou a 1ª Lista Telefônica ACEA, a lista genuinamente amparense. A Lista ACEA se consolidou como um forte potencial para o segmento de listas telefônicas de Amparo. Logo em seu primeiro ano, a Lista ACEA já apresentou alguns diferenciais como anúncios maiores, horários de ônibus intramunicipais, visual moderno e o já tradicional Disk Alimentação nas páginas vermelhas, com cardápios dos melhores deliverys da cidade. A Lista ACEA é um investimento que gera renda para o município, desenvolvendo e alavancando o comércio local, auxiliando direta e indiretamente a população amparense.

 

A Associação Comercial conta também com o principal portal de vagas de emprego de Amparo e região. Criado em 2014, o Amparo Emprega funciona como uma ponte entre a empresa a os candidatos. As empresas cadastram suas vagas com as informações que desejam. Os interessados, então, cadastram seus currículos diretamente nas vagas desejadas. Os currículos cadastrados são enviados à empresa contratante, que fica responsável pelo contato com o candidato. Todos os serviços do Amparo Emprega são gratuitos.

 

A ACEA promove, ainda, campanhas promocionais em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças e Natal, que auxiliam o crescimento das vendas do comércio nestas épocas. O associado que está em dia com suas mensalidades e que entregou os cupons preenchidos e devidamente carimbados à ACEA para o sorteio nas duas últimas campanhas poderão participar gratuitamente das promoções, que sorteiam prêmios especiais aos consumidores da cidade.

 

Pensando ainda em sua responsabilidade social com o próximo, a campanha Natal Mágico arrecada brinquedos novos que são posteriormente doados às crianças carentes do município e kits personalizados aos vovôs e vovós moradores do Asilo de Amparo.

 

Atualmente, a ACEA conta com 6 departamentos trabalhando em conjunto para melhor atender os associados: Financeiro, SCPC, SRC, Comunicação e Marketing, Comercial e Treinamentos. Além disso, oferece serviços como fax, mailing, etc. Além de locação de sala para treinamentos, DVDteca, Certificado de Origem, Certificado Digital, Convênios exclusivos, Buscador Online e muito mais.

 

São 65 anos representando o empresariado amparense, defendendo a livre iniciativa e estimulando o empreendedorismo. A Associação Comercial e Empresarial trabalha para promover o desenvolvimento da economia local e para garantir os direitos dos associados.

            Não se esqueça: a ACEA foi feita pra você e por você, empresário.