ACEA participou do 13º Congresso FACESP

A ACEA participou de mais um evento, que foi realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, em Campos do Jordão: o 13º Congresso FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), com a presença de mais de 1.000 participantes de Associações Comerciais de nosso estado. O Congresso teve como tema “Mapeando nosso DNA, construindo resultados” – e suscitou debates sobre as potencialidades nacionais, tanto no aspecto econômico quanto vocacional.
Representaram nossa entidade, Anderson Scalvi (Consultor Comercial), Karine Gallo (Consultora de Marketing) e Raquel Negri (Gerente).
Atualmente, a FACESP reúne 420 associações comerciais independentes. É uma entidade viva e pulsante, formada por partes distintas que atuam de forma intensa nas suas comunidades.
O princípio fundamental que une as Associações Comerciais é a defesa da liberdade de empreender, da qual decorrem os valores como a livre iniciativa, direito de propriedade e respeito aos contratos no campo econômico, a democracia na área política e a responsabilidade e solidariedade no plano social.
Já no 1º dia, Rogério Amato (Presidente da FACESP e da Associação Comercial de Sãa Paulo – ACSP) anunciou uma ferramenta que ajudará na fiscalização dos recursos em todo território nacional, com foco na defesa da livre empresa, do empreendedorismo e na evolução econômica do Brasil: o Gastômetro – batizado como dispositivo inovador e de manutenção da transparência.
“Vamos empunhar essa bandeira que mostrará de maneira eficiente a aplicação dos recursos nacionais, dessa forma, impactará na transparência em todos os seus níveis de atuação, sendo grandes centros urbanos até as pequenas cidades”, ressaltou. Para ele, o momento vivenciado é de mudanças profundas e necessárias, tendo como foco o desenvolvimento sustentável do comércio e varejo nacional.
Outro projeto apresentado foi o “Leão Amigo”, que mostrou que 2 bilhões de reais podem ser destinados para projetos sociais voltados para crianças e adolescentes. Muitas cidades já realizam esse trabalho de alguma forma, mas há uma necessidade organizacional de colocar isso em prática. “O projeto ‘Leão Amigo’, que defendemos, democratiza a destinação dos recursos para causas sociais existentes no Brasil. É uma maneira de mobilizar a sociedade em prol de algo humano e solidário”, pontuou Amato.
Esse movimento possibilita que até 6% do imposto de renda de pessoas físicas poderão ser abatidos e enviados para o FUMCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -,órgão que recebe e redistribui os recursos vindos do incentivo fiscal.
Estiveram, ainda, no cronograma do 13º Congresso FACESP os eventos:
– 8º Workshop da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE);
– Palestras sobre liderança feminina, realizada pelo Conselho da Mulher (CM);
– Novos Negócios em Novos Clientes, da Boa Vista Serviços (BVS);
– Mapeando o nosso DNA – Produtos e Serviços FACESP;
– 10º Encontro Estadual do Empreender;
– Encontro de dirigentes da BVS; apresentação de casos de sucesso do cartão ACCredito e da Certificação Digital;
– Palestra magna do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos;
– Tendências do Varejo Mundial, com os professores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Maurício Morgado e Jacques Gelman;
– As Novas Gerações, o Empreendedorismo e o Futuro do Trabalho, com Marcos Calliari (Escritor, Sócio-diretor da Agência Namosca), Rodrigo Borges (Vice-presidente e Fundador do Buscapé), com apresentação de Marcelo Tas (Jornalista).
A participação no Congresso trouxe novas vivências e ideias para a ACEA, que em breve serão implantadas para melhor atender aos nossos associados.


Outras notícias