Coluna M. Mazza

 Olá.
O propósito da coluna de maio é apresentar o empreendedorismo tão falado nas mídias de uma forma diferente: o empreendedorismo pessoal.
O termo empreendedorismo deriva da palavra francesa entrepreneur, palavra que surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, como sinônimo de pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir. Mas o conceito de empreendedorismo deve ser desmistificado, pois empreender não é somente o fato de abrir uma empresa, ser um empresário. Empreender é muito mais que isso, é como uma competência, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que nos proporcionam grandes resultados em qualquer área da nossa vida.
Se encararmos essa palavra como uma atitude proativa em nosso favor, teremos sucesso em qualquer área profissional, amorosa, social, pois de acordo com o autor Alexandre Prates:
“empreender é sinônimo de foco, disciplina, paixão pelo que se faz e principalmente, visão de longo prazo, enxergar oportunidades onde ninguém mais enxerga. Empreendedorismo é uma revolução interna que desencadeia comportamentos produtivos e como consequência, resultados extraordinários. Um profissional, independente da área em que atua, pode e deve ser um profissional empreendedor.”
Vivemos numa ansiedade constante, somos dominados, escravos das tecnologias, somos cobrados pelo sucesso pessoal e profissional, mas como dar conta de tantas realizações em tantos setores de nossas vidas?
Foque no que é mais necessário, no que lhe é mais caro, mais importante, trace metas, planos, estratégias, invista com seriedade e disciplina. Jogue na confiança da vitória. Tenha fé em si mesmo e na vida. Seja otimista. A natureza seleciona os mais fortes. Observe um atleta em ação: nos esportes de luta, por exemplo, nem sempre vence quem é maior e mais forte, vence quem tem estratégia e auto-confiança.
Forte abraço!

Alexandre Prates é especialista em liderança, desenvolvimento humano e performance organizacional. É também Master Coach, palestrante e autor do livro “A Reinvenção do Profissional – Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” e da metodologia de coaching “Inteligência Potencial”.www.institutoca.com.br



Outras notícias