Coluna M. Mazza: Você sabe O QUE é ANÔMIA?

Olá.
Este mês trataremos de um assunto importante para sua empresa: a Anomia.
Uma das principais causas de conflito e aborrecimento para o empreendedor moderno é o absenteísmo, ou seja, a falta do funcionário. Muitos funcionários faltam ao trabalho gerando prejuízo e irritação para os chefes. Mas o que provoca o absenteísmo? Os motivos são inúmeros: problemas pessoais ou familiares, cansaço, depressão, vícios, falta de comprometimento, salário baixo, problemas com um colega ou com o chefe, entre outros.
Mas também existe o presenteísmo: ou seja, o seu funcionário nunca falta ao trabalho, mas está apenas de “corpo presente”, pois sua atenção está voltada para o celular, as redes sociais, conversas paralelas, etc., menos focado no trabalho a executar.
De acordo com o website empreendedor.com “A anomia é uma das principais doenças organizacionais. Manifesta-se quando as pessoas que fazem o trabalho não veem seus valores traduzidos na obra que realizam. Anomia é ausência de valores, mas também de significado. Não saber por que e para quem é feito destitui o significado do trabalho. E o que fazer com a sensação de angústia decorrente disso? A alma sempre vai buscar a pulsação da vida, onde ela estiver. Está aí o desafio para o líder: promover a vida no trabalho.”
Portanto, mais do que nunca é hora de estar atento ao clima organizacional na sua empresa. Empreendedor, seja um patrão presente, converse com sua equipe, dê e receba feedback, promova os talentos, cuide com atenção de seu time, pois o dito popular ainda que tão antigo, mostra-se verdadeiro: “È o olho do dono que engorda o gado.”
Em minha casa tenho uma colaboradora, que se aproveitava de minhas viagens profissionais para ausentar-se do trabalho, e mentia, dizendo que tinha limpado toda a minha casa. Como eu lhe tenho muita estima, imaginei que algo a estava perturbando no ambiente de trabalho e marquei uma conversa informal. Comecei a conversa perguntando sobre sua vida, seus filhos, seus outros empregos (ela é diarista) e em seguida argumentei que estava muito satisfeita com seus serviços, que se pudesse lhe pagaria mais, mas que a promoção que eu aguardava não havia acontecido e que contava com ela sem falta 2x por semana em minha casa, pois preciso viajar a trabalho e dependia de sua ajuda. Disse-lhe ainda que tinha conhecimento que ela precisava fazer outros “bicos”, mas que ela havia me procurado pedindo minha ajuda e que agora eu é que dependia dessa ajuda dela. Ela ficou muito envergonhada e desculpou-se, dizendo que iria remarcar suas outras diárias para estar em minha casa nos dois dias agendados. Agora, se ela não pode vir me avisa com antecedência ou marca outro dia para mim e eu por minha vez, estou mais atenta ao meu relacionamento com ela e se eu for promovida seu salário será aumentado como combinamos.
Procuro ajudá-la como posso e não lhe peço que faça muita força ou pegue peso porque ela não tem boa saúde e procuro estabelecer uma relação aberta e de confiança, pois preciso dos seus serviços e ela precisa de uma patroa honesta e que a compreende e admira como eu. Espero ter ajudado.
Forte abraço e até a próxima.



Outras notícias