22/10 – Como um líder pode ajudar no sucesso do seu colaborador?

Em sua coluna semanal, Sofia Esteves fala das competências para o perfil de liderança que faz equipes bem-sucedidas

 

A boa liderança deve impulsionar o sucesso em uma organização, influenciar o trabalho e a eficiência no desempenho dos colaboradores. Para isso, precisa estar alinhada com à missão, visão e objetivos da empresa e estar sempre disposta a aprender e ensinar, contribuir para que todos ao seu redor estejam motivados e capacitados e buscar novas formas de alavancar os resultados através do trabalho em equipe e do direcionamento das tarefas.

Esse atual líder do mercado corporativo deve possuir atributos variados e diversas habilidades humanas, técnicas e também cognitivas, que certamente o ajudarão na tarefa de cumprir com os propósitos de carreira. A liderança precisa ser vivenciada diariamente e todos somos capazes de usar as ferramentas para fomentar o crescimento, tentar alternativas, para criar, para alcançar objetivos e metas.

E como contribuir para o sucesso de um colaborador? Já pensou em construir um plano de sucessão com um banco de liderança amplo e profundo, desenvolvendo estratégias relacionadas em como atrair, crescer e reter os melhores talentos e assim ajudar os profissionais a atingirem seu pleno potencial e estarem aptos para o próximo passo na hierarquia organizacional?

Existem competências atemporais necessárias aos líderes de toda a organização, independentemente de função, setor ou localização. Mas a maneira como são abordadas cada habilidade e o que precisa aprender ou enfatizar mudará à medida que se promove para níveis mais altos, enfrentando novos desafios.

De início, pode-se trabalhar na gestão de capital humano para o desenvolvimento de talentos, ou seja, coloque as pessoas em primeiro lugar e para que elas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos corporativos, observe a equipe, veja realmente quem tem maior interesse e potencial, deixe-os expressar sobre seus pontos altos ou suas visões sobre a empresa a longo prazo, deixando-os projetar o próprio futuro.

Desenvolva o poder positivo da influência com foco no direcionamento de objetivos, inspirando e motivando. Essa habilidade ajuda a alinhar os esforços do time e a construir o compromisso de profissionais de todos os níveis. Não esqueça de sempre manter a equipe informada, pois um líder autoconfiante permite que todos saibam o que acontece em todos os setores da empresa, onde a transparência e o diálogo devem perpetuar.

 

Apresente também os planos futuros e onde cada colaborador pode se encaixar no grande cenário, gerando uma relação de confiança. Os erros também fazem parte e é importante na tomada de decisões, criando um ambiente onde se aprenda com eles e não resulte em simples punição. Então, vibre com as pessoas que se arriscam em uma nova ideia, mesmo que não tenham acertado na primeira tentativa e com isso adquirem lições valiosas que irão beneficiar a todos.

É fato que, para prosperar no clima atual das empresas, é necessário líderes criativos e capazes, que desenvolvam uma reputação de crescimento dos melhores desempenhos, que promova constantemente habilidades tão essenciais para o crescimento dos negócios e que propicie oportunidades para o colaborador enfrentar os desafios atuais e futuros do mercado de trabalho!



Outras notícias