Coluna M.Mazza: Gestão do CONHECIMENTO nas PME

Olá.
Nosso assunto este mês é palavra de ordem para a empresa que quer imprimir sua marca e fidelizar seus profissionais: investir na gestão do conhecimento.
As PMEs (pequenas e médias empresas) pouco fazem para reter talentos. De estrutura patriarcal e cultura familiar (a direção passa de pai para filho) essas empresas desmotivam bons funcionários que desejam estudar e crescer profissionalmente, pois assim que eles são admitidos percebem que os familiares dos donos é que ocuparão futuramente os melhores cargos e isso traz desmotivação, desconforto, tristeza ao profissional engajado e atuante.
Observe se existe esse talento em sua equipe e invista nele. Vale aqui adotar a máxima: Contratou? Ótimo. Agora deixe o cara trabalhar.
Muitas vezes observamos nas PMEs que as pessoas da família não tem escolaridade e nem liderança, ocupam cargos estratégicos sem estar preparados para isso. Dê chance aos talentos que existem em sua empresa, invista na educação, ajude a pagar a faculdade, dê bolsas de estudo, ofereça treinamento.
Voce não pode formar uma equipe de ponta sem que o conhecimento seja dado para os seus funcionários! É preciso tempo e investimento, mas o retorno virá.
Promova sem medo os melhores e acompanhe sua evolução. Ajuste o ritmo, corrija, apare as arestas e assim voce terá uma equipe de alta performance, motivada, pois em sua empresa existirá sim a chance de carreira e crescimento profissional e isso lhe trará mais tempo livre para que você, empreendedor, possa curtir a vida, pois preparou sua equipe para lhe substituir.
Forte abraço.
Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/gestao-de-conhecimento-valioso-recurso-para-sua-empresa/75175/



Outras notícias